Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h10 CulturaDestaque Nenhum comentário

16° Festival Internacional de Cinema Infantil começa nesta sexta em Natal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Pipoca, brincadeiras e uma tela de cinema gigante. Esse é o 16º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI que chega à capital potiguar de 26 de outubro a 04 de novembro, no Cinemark, do shopping Midway Mall, com meia-entrada (R$ 12) para todos e também sessões gratuitas para escolas públicas e projetos sociais.

O FICI reúne curtas, médias e longas-metragens nacionais e internacionais de recentes lançamentos para crianças e adolescentes, em uma programação cuidadosa e especialmente selecionada, com eventos que estimulam a conhecer melhor o universo do cinema. Além da exibição de mais de 100 filmes de 26 países, o Festival promove ainda o encontro das crianças com algumas profissões que tangenciam o fazer cinematográfico.

São diversas sessões especiais focando a transversalidade de temas que podem contribuir para a formação da criançada, como A Tela na Sala de Aula, Pequeno Cientista, Pequeno Jornalista e Mostra Novos Jovens, todas com espaço para bate papo entre público e cientista, jornalista e pedagogo. E o festival apresenta também sessões de dublagem ao vivo e de acessibilidade: com audiodescrição, libras e legenda descritiva.

Além disso, o festival tem o orgulho de inaugurar o seu Prêmio Acessibilidade, em parceria com a ETC Filmes, empresa que cederá três pacotes de audiodescrição, LIBRAS e legenda descritiva aos curtas-metragens brasileiros vencedores do FICI 2018.

E, como em todas as edições, o FICI traz pré-estreias internacionais e nacionais. Para 2018 não é diferente. As pré-estreias internacionais 2018 são: PéPequeno (SmallFoot), com classificação de 6 anos,  dirigido pelo americano Karey Kirkpatrick, que retrata uma nova e divertida história sobre amizade, coragem e a alegria da descoberta; e  Amigos Alienígenas (Luis & The Aliens), com classificação de 8 anos e direção de Wolfgang Lauenstein, Christoph Lauenstein. A animação é uma aventura de um garotinho de 12 anos que tem um pai ufologista, obcecado por provar que alienígenas existem, até que três aliens aparecem bem na sua frente.

Já a pré-estreia Brasil 2018 é: Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, com classificação de 8 anos. A animação conta a história de Tito, menino tímido de 10 anos e vive sozinho com a mãe, quando, de repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar e ele lembra que o seu pai ausente talvez tenha o antídoto, é aí que começa a jornada.

O FICI em números

Em 2018, o Festival acontece em seis cidades, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju e Salvador.  Ao todo serão mais de 100 exibições de filmes, mais de 80mil pessoas como expectativa de público, mais de 35mil alunos de rede pública no projeto “A Tela na Sala de Aula” e, em Natal, já são mais de 11 mil agendamentos confirmados para esta ação.

A Tela na Sala de Aula

A Tela na Sala de Aula é uma das principais ações do festival, com exibições exclusivas e gratuitas para alunos e professores priorizando a rede pública de ensino. E muitas dessas crianças que participam nunca foram ao cinema e agora tem a primeira oportunidade.

Para cada filme é desenvolvido um projeto pedagógico, disponível gratuitamente no site do festival, com atividades criadas a partir de parâmetros curriculares do Ministério da Educação.

Essa ação acontece de 29 de outubro a 1º de novembro (segunda à quinta), com sessões as 9h30 e 14h30, para crianças de 04 a 14 anos.

 Sessões com debate

 O Pequeno Cientista – Um Cientista convidado assiste e debate com as crianças um filme sobre  tema científico especialmente escolhido pela curadoria do festival. Nesta edição é a animação russa inédita no Brasil, Fixies: Amigos Secretos, que trata do tema nanotecnologia, com o professor Charles Madeira, do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Pequeno jornalista – Um jornalista convidado pelo festival participa de um debate junto às crianças explicando como é o seu trabalho ao fazer uma crítica, matéria ou entrevista. Este ano a jornalista e poetisa convidada em Natal é Michelle Ferret e o filme analisado será a animação chinesa Aventuras dos Brinquedos, um dos destaques da programação do FICI 2018.

Mostra Novos Jovens – Filmes dedicados a pré-adolescentes a partir de 12 anos, todos inéditos, seguidos de debate com a intermediação de Miguel Carcará, cantor, compositor e pedagogo. Nesta edição serão exibidos os filmes: Aquela Canção, Eu sou William e Circo Sikkie – O Mistério Místico.

 Sessão Acessibilidade – Pelo segundo ano consecutivo, o FICI apresentará a Sessão Acessibilidade. Nela é exibido um filme com audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS, que este ano será O Touro Ferdinando (+4 anos), do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar™ de melhor longa-metragem de animação em 2018.

O Festival Internacional de Cinema Infantil tem realização do Copacabana Filmes e Produções e produção local da M.A.P.A Realizações Culturais. Patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, BRDE, ANCINE e FSA e do Cinemark, apoio institucional do Sesc São Paulo e apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, TV Escola, Naymar / CiaRio, ETC Filmes, DOT Cine, Mistika e TV Escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *