Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 08h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Equipe da médica Louise Ferreira, ministra palestras sobre as prevenções do câncer de mama para as mulheres do município de Touros-RN.

Ações da Secretaria de Saúde de Touros-RN, leva esclarecimentos e informações sobre a prevenção do câncer de mama.

Redação/eliasjornalista.com

“Ações da Secretaria de Saúde orienta as mulheres sobre a importância do autoexame”

O mês de outubro é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. No município de Touros-RN, a programação da campanha “Outubro Rosa” teve início com ações diversas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira (9), foram realizados exames preventivos e palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama, colo do útero, planejamento familiar e nutrição no posto de saúde do Largo de Nossa Senhora.

“O câncer é uma doença que ao ser diagnosticado precocemente pode ser tratada sem grandes cirurgias e proporções para o paciente. Fazendo o autoexame a chance de cura é muito grande, por isso a importância desta campanha. Independe de ter mais de 40 anos, com 20 ou 25 anos, as mulheres devem se prevenir, principalmente aquelas que tem parentes de primeiro grau que já tiveram a doença”, explicou a médica Louise Ferreira.

“Temos que acabar com esse medo de ir ao consultório. Infelizmente, muitas mulheres são desinformadas, principalmente, no interior, por isso a importância de campanhas como estas e a necessidade do autoexame, apalpem suas mamas no espelho e observem qualquer tipo de alteração”, ressaltou Louise Ferreira.

Para a dona de casa, Ana Maria, a campanha esclarece muitas dúvidas e reforça a gravidade da doença e a importância do autoexame. “Temos um numero muito alto de mulheres que morrem anualmente por causa dessa doença, então é preciso despertar nas mulheres a importância de se cuidar. É um alerta até pra mim que por medo não procuro um especialista. O que ouvi aqui, vou divulgar para minhas amigas, vizinhas e as mulheres que conheço. Parabenizo esta ação”,  declarou Ana Maria.

Ainda durante a manhã, as mulheres realizaram exames preventivos, participaram de uma confraternização com café da manhã e sorteio de brindes. A programação da campanha “Outubro Rosa” em Touros terá continuidade nos postos de saúde do município. No próximo dia 15, as palestras serão ministradas no posto do conjunto Esquina do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *