Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h11 CidadePlantão Nenhum comentário

Presidente da Adepol/RN, delegada Paoulla Maués (Foto: Mariana di Pietro).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN) publicou nesta terça-feira (6) o edital de convocação para formação de uma lista tríplice para indicação do futuro delegado-geral de Polícia. A iniciativa é histórica e pretende dar mais isenção e credibilidade na escolha do nome que deverá chefiar a Polícia Civil, dentro da perspectiva de fortalecer e aperfeiçoar uma instituição de Estado.

A lista com os três delegados mais votados será apresentada à governadora eleita Fátima Bezerra como sugestão, com o intuito de norteá-la na escolha do novo delegado-geral. Atualmente existem 55 delegados de classe especial elegíveis, que deverão demonstrar ao Colegiado de Delegados de Polícia (CODELPOL) – através de apresentação de propostas e projetos – qualificação técnica e capacidade de gestão. Além de tudo disso, eles precisam preencher requisitos estabelecidos na “Lei da Ficha Limpa”.

O edital é inspirado nos publicados anteriormente em São Paulo, Paraná, Distrito Federal e, em âmbito nacional, na Polícia Federal. “O modelo de escolha baseado em lista tríplice garante que o maior dirigente da instituição seja um delegado técnico, isento e com capacidade de liderança. No caso da Polícia Civil, isso contribui para o fortalecimento e eficiência da instituição”, explicou a presidente da Adepol/RN, delegada Paoulla Maués.

Com a publicação de todos os “elegíveis” nos jornais de hoje, contam-se agora cinco dias para que correções sejam feitas na lista. Delegados que não queiram disputar o cargo podem solicitar a retirada de seus nomes. A votação acontece no dia 21 de novembro, em três pontos instalados em Natal, Caicó e Mossoró.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *