Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h01 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Ezequiel Ferreira: A Assembleia Legislativa caminha hoje para uma gestão moderna e responsável na defesa dos interesses da sociedade.

Ezequiel Ferreira: A Assembleia Legislativa caminha hoje para uma gestão moderna e responsável na defesa dos interesses da sociedade.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A Assembleia Legislativa caminha hoje para uma gestão moderna e responsável na defesa dos interesses da sociedade e na valorização efetiva de seus interesses, atuando com transparência para a construção de um Estado forte, que atenda às necessidades do norte-riograndense. Idealizado pelo presidente da AL, Ezequiel Ferreira o plano de trabalho orienta as metas e ações do Legislativo Potiguar que concretiza uma gestão mais democrática, eficiente e participativa.

Neste sentido, o Planejamento Estratégico implementado pela atual gestão para o biênio 2015-2016 é a base concreta das mudanças que a gestão vem promovendo nesse novo período. O documento estabelece 36 planos de ação distribuídos em diferentes áreas de atuação estratégica: melhoria da eficiência; qualidade; integração; recursos orçamentários; recursos humanos; e recursos orçamentários.

Na busca pela melhoria da eficácia da gestão, ganha destaque no novo planejamento a proposta de tornar o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) um referencial de excelência para o servidor e para a sociedade, tarefa que vem sendo posta em prática pela Assembleia. Em 2015, o ILP adotou novo programa de gestão escolar e passou a oferecer três novos cursos de pós-graduação, mais que duplicando o número de turmas atendidas.

A capacitação e valorização dos recursos humanos tem sido meta imperiosa da nova gestão. Além das novas especializações, a Escola do Legislativo ampliou também a oferta de cursos livres e, em uma iniciativa pioneira no Brasil, está oferecendo um mestrado profissional em Gestão Pública.
Atenta à qualidade de vida do servidor, a Assembleia tem investido no reordenamento do setor e dos serviços de saúde oferecidos. Durante o ano foram realizados mutirões para verificação de taxas de saúde, campanhas de vacinação e palestras sobre temas de relevância. A ampliação do atendimento odontológico do setor também foi possível através da aquisição de novos equipamentos.

A modernização da estrutura da Assembleia, seguindo um modelo alinhado aos padrões atuais de informatização e sustentabilidade também é uma preocupação dos novos gestores. Para isso, a Casa investe em tecnologia que proporcione celeridade e transparência aos trabalhos do Legislativo, conferindo maior segurança, reduzindo gastos e, consequentemente, prestando um serviço de maior qualidade à população. A ampliação da rede Wi-Fi da sede do Legislativo é exemplo desse avanço.

Ainda no tocante à modernização, o Legislativo Estadual vem trabalhando pela expansão do sinal da TV Assembleia, passando a operar com capacidade máxima de transmissão digital. A diversificação da programação da emissora também foi posta em prática. Este ano a TV reformulou a sua grade e lançou dez novos programas, além de um aplicativo para tablets e smartphones que permite assistir ao vivo a sua programação, bem como acessar a Rádio Assembleia, notícias e outros conteúdos.

A interação com a população também foi intensificada por meio das ações de comunicação planejadas para o biênio. Além da expansão do sinal da TV Assembleia, o Legislativo potiguar reforçou sua divulgação institucional e lançou campanhas publicitárias de conscientização sobre relevantes temas sociais. Os 180 anos da Casa também foram evidenciados durante todo o ano de 2015, através da veiculação de propaganda em rádio, televisão, internet, jornais e revistas. A meta para o próximo ano é o lançamento de um novo site institucional que vai tornar ainda mais interativo e democrático o acesso às informações e atividades do parlamento estadual.

Os programas socioculturais desenvolvidos pela Assembleia Legislativa foram reformulados. O plano propôs a manutenção dos projetos com a otimização de recursos através de novas alternativas, como parcerias, patrocínios, convênios e contrapartidas. Dessa forma, a Casa consegue manter e conferir autossuficiência a valiosos programas como a Assembleia Cidadã, Assembleia Itinerante, Assembleia Cultural e Parlamento Jovem.

A preocupação com a execução orçamentária é um dos principais pontos do novo planejamento do Legislativo. A Assembleia vem atuando para otimizar a utilização de recursos através de uma gestão eficaz que visa à economicidade e eficiência. Para isso, a Casa Legislativa tem buscado a redução de custos com material de consumo e bens permanentes, além da conscientização do servidor quanto aos gastos excessivos e desnecessários.

Ciente da importância em conferir maior lisura quanto à utilização dos recursos orçamentários da Assembleia, a nova gestão trabalha na ampliação do Portal da Transparência, com lançamento previsto para o início de 2016. A nova ferramenta foi avaliada pelos coordenadores do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) como um avanço da gestão, considerando o nível de transparência de informações que serão disponibilizadas pelo Poder Legislativo Estadual.

“Diante da dificuldade financeira que passa o Estado, o nosso Planejamento Estratégico priorizou a economicidade, praticidade e rapidez para que os trabalhos da Assembleia Legislativa continuassem a ser feitos com um custo mais baixo, porém sem perda da qualidade dos serviços prestados, e assim tem sido. Tudo o que foi planejado e sonhado vem se tornando realidade”, avalia o secretário geral da
Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *