Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h05 Cultura Nenhum comentário
Integrantes da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), e representante do Setor de Artes Visuais no Sistema Nacional de Cultura,

Integrantes da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel, Canindé Soares e Elias Medeiros, além dos representantes do Setor de Artes Visuais no Sistema Nacional de Cultura, Pablo Pinheiro e    Mariana do Vale, participaram da Encontro. 

Redação/eliasjornalista.com

Texto: Elias Medeiros/Alex Gurgel
“Natal” uma cidade com este nome e uma população carente em todos os níveis de cultura não pode ficar as margens de políticas públicas conservadoras e voltadas para um grupo minoritários de agentes. Com a intenção de mudar tal realidade, artistas, fotógrafos e críticos representantes do setorial de Artes Visuais, se reuniram na manhã desta terça-feira (6), com Flávio Freitas e Josenilton Tavares, diretores de Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), em Natal.

Durante o encontro foram apresentadas propostas para alterações em Leis e formulação de editais para o segmento. “Este é um momento importante para nossa cidade, onde setores de nossa sociedade se reúnem para tratar de assuntos relevantes em prol de melhorias da nossa cultura como um todo. E toda essa discursão se inicia pelas políticas públicas para o setor de Artes Visuais, no Plano Municipal de Cultura, que fará parte do Sistema Nacional de Cultura, desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Cultura”, disse Flávio Freitas, diretor do Núcleo de Artes Visuais da Funcarte.

A Fotografia faz parte do setor de Artes Visuais que engloba um leque de outras artes como Escultura, Performance, Quadrinho, Artes Plásticas, Desenho, Pintura, Design, Grafite, Moda, entre outras. Na reunião com os diretores da Capitania das Artes, entre os artistas visuais, havia a participação de um grupo que representa a Fotografia potiguar.

O presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel, o vice-presidente Canindé Soares e o diretor de imprensa da entidade, Elias Medeiros, participaram das discussões. As discussões foram proveitosas. Tenho certeza que podermos avançar muito se a gente tiver o apoio dos fotógrafos potiguares para reforçar os encontros com o Poder Público”, ressaltou Alex Gurgel.

O fotógrafo Pablo Pinheiro, representante do Setor de Artes Visuais no Sistema Nacional de Cultura, também participou, ao lado de Mariana do Vale, representante do Fórum Permanente de Fotografia do RN (Foto-RN). Todos fazem parte da “Rede Foto Poty de Fotografia”, que reúne todas as vertentes da fotografia num diálogo constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *