Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h04 DestaquePolítica Nenhum comentário
Foto: João Gilberto.

Assembleia homenageia ADOTE pelos 35 anos de atuação em favor de pessoas com deficiência.

A vereadora Júlia Arruda

A vereadora Júlia Arruda (PDT), participa da Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da ADOTE – Associação de Orientação aos Deficientes.

Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) presidiu nesta terça-feira (04), Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da ADOTE – Associação de Orientação aos Deficientes, instituição sem fins lucrativos que tem como bandeira a valorização da pessoa com deficiência. Em seu discurso,  a propositora da homenagem ressaltou o trabalho de pessoas que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, pela igualdade de oportunidades e que lutam por seus direitos, o que evidencia, portanto, que a deficiência é apenas mais uma característica da condição humana.

“Como todos sabem, a luta pela inclusão das pessoas com deficiência enfrenta toda uma história de incompreensões e preconceitos. Mesmo assim, diante de inúmeras barreiras, há 35 anos uma jovem engenheira Shirley Rodrigues de Carvalho, que conheceu de perto as dificuldades impostas pelas limitações quando se tornou deficiente física, ousou criar uma instituição que oferecesse, acima de tudo, dignidade a outras pessoas como ela. E assim, começou a história da Adote”, relatou a parlamentar, que homenageou pessoas ligadas à instituição como a presidente Francisca Soares de Souza.

Também receberam homenagem José Francisco Ferreira Carvalho, Maria Augusta Lambert da Costa, Maria Neci de Souza e Teresa Elisabeth. O deputado Hermano Morais (PMDB) e a vereadora de Natal Júlia Arruda (PDT) também participaram da sessão.

A Adote atende diariamente cerca de 700 pessoas nas áreas de psicologia, natação terapêutica, hidroterapia, estimulação, fisioterapia, serviço social, arte terapia, odontologia, fonoaudiologia, neurologia, educação condutiva, terapia ocupacional, ortopedia, e outros serviços. A associação também mantém a Escola Madre Fitzbach, que atende 240 crianças na Educação Infantil e Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). “Na Adote o processo de inclusão é uma prioridade diária com foco nas famílias dos usuários. Mães e familiares aprendem a arte do mosaico e participam ativamente de todo o processo. Com isso, a Adote gera oportunidade para que essas famílias ingressem ao mercado de trabalho ou tenham uma renda extra”, relatou a deputada Cristiane Dantas.

Discursando em nome dos demais homenageados, a presidente da ADOTE, Francisca Soares de Souza agradeceu à deputada pela honraria e agradeceu a todas as pessoas que nestes 35 anos vem colaborando com a instituição. “A esses filhos da ADOTE queremos agradecer de coração”, disse a presidente bastante emocionada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *