Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 11h05 DestaqueFotografia Nenhum comentário
Band Natal abre espaço para pauta: Direito Autoral.

Band Natal abre espaço para pauta: Direito Autoral.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Band Natal através do programa Band Mulher com apresentação da competente jornalista Juliana Celi, recebeu nesta terça-feira (12), os repórteres fotográficos Canindé Soares e Elias Medeiros, na pauta Direito Autoral/ Direito de Imagem da fotografia.

Como uma prática recorrente todos os dias os profissionais de imagens de todo país convivem com a omissão e desrespeito de alguns profissionais e veículos de comunicação que se apropriam das fotos sem pagar um centavo por elas. Entre estes veículos estão os Blogs que na maioria das vezes são constituídos por pessoas que se intitulam jornalistas sem nunca ter passado pelo banco escolar da Universidade e passam o dia inteiro copiando e reproduzindo material dos profissionais sem citar a fonte e muito menos dar o crédito das fotografias.

Segundo o repórter fotográfico Canindé Soares, é muito importante o espaço que a TV está cedendo para alertar as pessoas com relação ao crédito da fotografia. A LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, protege a fotografia: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98 – Art 79 – § 1º A fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor. “Lei não se questiona, se cumpre”, disse Canindé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *