Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 03h03 Geral [ 4 ] Comentários

DSC_0005                             DSC_0025DSC_0033                             DSC_0042_BR 101DSC_0155BlogVitóriaDSC_0031_Blog SE_Elias MedeirosDSC_0036_BR101_AL_EliasMedeirosDSC_0140_BR101_EliasMedeiros_DSC_0124_PIPA_EliasMedeirosDSC_0133_PraiadoAmor_Pipa_EliasMedeiros

Por Elias Medeiros

Falar em doçura após encarar cerca 3.000 km de uma viagem de carro entre Rio de Janeiro – Natal, onde ser ver tudo pelas estradas e se constata a omissão do Estado com relação as estradas do país, é algo inusitado.

A duplicação tão anunciada, se resume a três Estados Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, com ressalvas concluíram suas obras, falta de sinalização e aparente abandono.

O início da viagem se dar após a passagem pela ponte Rio-Niterói, com visual deslumbrante e seus engarrafamentos diários. Ainda no Rio de Janeiro encaramos quatro barreiras com pagamento de pedágio para se ter acesso a BR-101. O verde predominante esconde o descaso em alguns trechos de responsabilidade da concessionária Autopista Fluminense que arrecada mensalmente milhões de reais para administrar a rodovia.

Na chegada do Espírito Santo, o anúncio da desorganização da BR-101. Na entrada de Vitória um caos e buraco para todos os lados, onde ninguém se entende, e sem saber qual a direção a tomar, acaba entrando para o centro, atrasando ainda mais a viagem.

Na Bahia não há duplicação apesar das belas paisagens da região sul baiana, logo encontramos trechos esburacados e com contenções das operações tapa-buracos. Logo a paisagem muda, predominam os acampamentos dos sem-terras,  encontramos crianças na beira da estrada pedindo esmolas, cenas deprimentes para um país que se diz grande. Acalme-se, são 24 horas dirigindo dentro do Estado.

Em seguida, os Estados de Sergipe e Alagoas, com o cenário de seca e sol escaldante  nos assusta,  são longos trechos sem postos e apoio algum ao motorista. As cenas que presenciamos é de que a obra da duplicação acaba de iniciar, além de longos trechos em total abandono.

Ao entrar em Pernambuco a terra do presidente Lula, a falta de sinalização e a manutenção das placas existente, além do posto fiscal na cidade de Xexéu, envergonha os caminhoneiros e todos que passam pelo trecho mais esburacado da BR, abandono e descaso das autoridades nos assusta,  até chegar no início da duplicação.  

Já na Paraíba diante da paisagem dos parques eólicos em João Pessoa, sonho com Natal, a capital  potiguar que a muito ganhou o mundo conhecida como o portal de entrada das Américas, uma Terra de cores, litoral com águas mornas, acolhedora por natureza e que possui com orgulho 400km da BR 101 Norte e Sul onde está estampada a beleza natural de um imenso litoral.   

As informações do DENIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, são animadoras, segundo o órgão, as providências necessárias para retomada das obras já estão em andamento. Mesmo com as dificuldades da viagem e após cortar sete Estados, as margens da BR-101 nos reserva lugares maravilhosos, como a praia de Pipa  no município de Goianinha há 54 km de Natal, que nos leva  acreditar em dias melhores e uma viagem segura ao sabor de uma doce aventura.

4 respostas para “BR 101–Uma Doce Aventura”

  1. naty disse:

    Bela reportagem, belo post. realidade dita. parabens.

  2. Fátima Medeiros disse:

    Parabéns , pelo lindo trabalho, inclusive de ter mostrado as belezas naturais de nossas praias, maravilhosas e da acolhedora cidade do sol, esperamos e torcemos que estas reportagens sejam um grande incentivo para um começo de tantas outras. Ficamos na torcida pelo seu sucesso profissional, grande beijo da irmã e amiga de todas as horas, Fátima Medeiros.. São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *