Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 11h10 CidadeDestaque Nenhum comentário

Câmara destaca informação e diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene para homenagear o movimento Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O evento aconteceu na última quinta-feira (18) por iniciativa da vereadora Eudiane Macedo com o objetivo de estimular a participação da população, empresas e entidades na campanha, que começou nos Estados Unidos, no final da década de 90, e chegou ao Brasil em 2008.

“Estamos aqui para celebrar o movimento Outubro Rosa, celebrar a informação tão importante à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, celebrar os grupos, as voluntárias e voluntários que se dedicam a esse trabalho com tanto amor e carinho e, também, os profissionais que têm se dedicado de corpo e alma à causa. Uma corrente do bem que não para de crescer”, comemorou a vereadora Eudiane Macedo.

Segundo ela, a classe política tem que ser parceira da campanha, dando visibilidade, disseminando informação e valorizando as equipes envolvidas no processo. “Trata-se de lutar por uma sociedade mais justa onde as mulheres tenham acesso a consultas especializadas anuais essenciais na prevenção, bem como no tratamento adequado”, completou.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Magda Oliveira, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ressaltou a importância do movimento Outubro Rosa na ampliação da detecção antecipada da doença, na motivação das pessoas doentes e na realização de pesquisas científicas. “Há muito a ser feito e a disponibilização de informações a todos sem preconceito é uma aliada na luta contra o câncer, uma doença que ainda provoca traumas e muitos medos”, disse.

Genilse Maciel de Almeida, secretária-adjunta de Atenção Integrada à Saúde – SMS, afirmou que somente através de uma parceria efetiva das entidades da sociedade civil com o Executivo e o Legislativo será possível enfrentar adequadamente a doença em todo país. “A campanha enfatiza a importância da mulher em conhecer seu corpo e atentar-se para as alterações suspeitas.

Fotos: Verônica Macedo.

  • IMG_1372
  • IMG_1375
  • IMG_1414
  • IMG_1425

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *