Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 16h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Cmei Padre Sabino realizou projeto para combate ao mosquito da dengue. (Foto: Adrovando Claro).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Os alunos do Nivel IV do Cmei Padre Sabino Gentille, localizado no conjunto Pajuçara, depois de uma semana de atividades e experiências sobre sintomas, tratamentos, combate e dicas de prevenção da dengue, concluíram a sequência didática do projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a professora Lidijane Lêonica de Melo Silva, as aulas realizadas na turma do quarto ano, partiu da iniciativa dos próprios alunos que reclamavam da presença do inseto em suas residências. O objetivo principal foi ensinar aos alunos da Educação Infantil, as causas da dengue e sua prevenção e conscientizar sobre a importância de medidas auxiliares no combate à doença. “ A intenção das aulas foi envolver os estudantes em atividades para identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e vírus da Zika. Os trabalhos consistiram na confecção de cartazes com recortes e colagens, um painel coletivo, atividade de escritas, pintura e a confecção de máscaras, apresentando maneiras de combater o mosquito Aedes aegypti e quais as medidas que devem adotar para evitar o surgimento dos criadouros do mosquito, “ disse Lidijane Lêonica.

Outra proposta do projeto de combate ao mosquito da dengue foi mobilizar as equipes do centro municipal de educação infantil e familiares na adoção de práticas sanitárias saudáveis que mantenham os ambientes escolar e residencial, sempre limpos e seguros. O objetivo é eliminar qualquer foco que possa servir como criadouro para larvas do mosquito. A precipitação das chuvas combinada com as altas temperaturas na cidade deixa em alerta a população, que deve estar atenta aos cuidados no combate a proliferação do mosquito da dengue, redobrando as medidas de prevenção. Os ovos do mosquito duram até um ano mesmo em locais secos.

É importante ficar atento, porque basta um pouquinho de água parada para os ovos eclodirem, e no período de oito a dez dias se conclui o ciclo evolutivo do mosquito. É sempre muito importante ficar atento aos sintomas da doença, que englobam febre alta, dores no corpo e em alguns casos manchas vermelhas na pele. Se ocorrer algum destes sintomas a pessoa deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde próxima de onde mora. Foto e texto: Adrovando Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *