Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h04 CulturaDestaque Nenhum comentário

Com entrada gratuita, festival de rabecas traz palestras, debates e oficinas sobre o instrumento.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Rústica e com sonoridade singular, a rabeca é destaque em evento realizado pelo projeto Conexão Felipe Camarão que acontece nesta quinta (19) e sexta-feira (20) em Natal/RN, das 14h às 17h. Com entrada gratuita, tem patrocínio da COSERN, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto, através da Lei Câmara Cascudo; apoio Rede de Educadores de Felipe Camarão e realização Terramar. O “Rabeca Nordestina” proporciona palestras, debates e oficinas gratuitas em torno do instrumento.

Na programação, grandes nomes como o do potiguar Caio Padilha (RN), que tem CD de rabeca gravado e dedicado às crianças, esse considerado o único no país. Ele está escalado para o primeiro dia trazendo palestra sobre “Um Sonho de Rabeca na Arca da Brasilidade”. Em seguida, a educadora Maristela Môsca (RN) para falar de “Heranças musicais e currículo”. O pernambucano Maciel Salú ministra oficina de “Rabeca Contemporânea”, com toda sua experiência de cantor, compositor, rabequeiro e mestre brincante de folguedos populares.

Na sexta-feira (20), Katharina Döring (BA) expõe a “Educação musical através de repertórios tradicionais” carregados de conhecimento na etnomusicologia e arte-educação que compõem o currículo da baiana. O multi-instrumentista, Cláudio Rabeca, potiguar radicado em Recife (PE), marca presença para abordar “Rabeca Brasileira”. O músico é considerado uma das fortes referências do instrumento, no Brasil. A “Oficina de Lutheria” será com Seu Elói (RN) e, encerrando a programação, o grupo Bando Fabião ecoa todo o regionalismo na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão, sede onde acontece o evento – Rua Maristela Alves, 579 – A, bairro de Felipe Camarão.

Sobre o instrumento Rabeca

A Rabeca é um instrumento musical de origem árabe, utilizado desde a Idade Média. Sua sonoridade friccionada é semelhante ao violino, mas é tida como uma versão mais rústica do órgão. Apesar da enorme semelhança entre eles, a rabeca é considerada singular, pois a sua construção e o modo de tocar variam e não possuem padrão universal, podendo apresentar inúmeras variações no tamanho, formato, quantidade de cordas, afinações e materiais empregados para a confecção. É esse instrumento que será o elo durante os dois dias de evento do Conexão Felipe Camarão.

Projeto Felipe Camarão

O Conexão Felipe Camarão é um projeto educacional idealizado pela ONG Associação Companhia Terramar, desenvolvido na comunidade de Felipe Camarão – bairro da Zona Oeste de Natal/RN, sendo considerado um dos berços da cultura potiguar. Criado em 2003, realiza ações educacionais e sociais através da cultura regional, contribuindo, assim, com o progresso de crianças e jovens da comunidade, além de agregar seus familiares.

Coordenado pela educadora Vera Santana, o projeto atua na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral do bairro e seus patrimônios imateriais. Oficinas de tradição de Boi de Reis, João Redondo e Capoeira; oficinas de músicas, como rabeca, flauta, percussão e metais; fabricação artesanal de instrumentos, pela Lutheria de Rabeca; Núcleo de Moda, Estilos e Costumes, Figurinos e Adereços (produção artesanal de figurinos, adereços e artigos de vestuário e decoração, com base na cultura e iconografia locais) fazem parte das atividades.

E foi com o resultado desses trabalhos que, desde 2006, vem se qualificando o Orquestrim Conexão Rabeca – grupo musical composto por rabequeiros, flautistas, percussionistas, capoeiristas e brincantes do Boi de Reis, que difundem a cultura de tradição de Felipe Camarão em eventos de educação e cultura pelo país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *