Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h09 CidadeTurismo Nenhum comentário

Marcelo Alvim (Seturde), José Raimundo Zacarias (Palestrante) e Almirante Gamboa, favorável a construção da  Marina em Natal.

Questões sobre ecologia e o meio ambiente foram levantados pela plateia da Conferência.

Redação/eliasjornalista.com

A conferência com o tema “Economia Náutica, Potencialidade e Perspectivas”, foi realizada na tarde desta segunda-feira (16), no auditório do Centro de Educação da Universidade Feral do Rio Grande do Norte (UFRN).

O palestrante e debatedor foi o diretor da empresa Oceanus Náutica Consultoria, José Raimundo Zacarias, que foi o responsável pelo projeto das marinas instaladas no litoral da Bahia e principalmente a Marina de Salvador.

Empresários do turismo náutico e alunos do curso de Turismo da UFRN fizeram parte da plateia e ouviram atentamente as explicações de José Raimundo Zacarias sobre a viabilidade de se construir a marina em Natal. Além dos ganhos que esta ação traria para cidade. Toda conferência tomou como base a experiência de Salvador onde o turismo náutico gera hoje 60 mil empregos diretos e indiretos.

“É preciso que toda a comunidade universitária conheça também a importância do turismo náutico, como ferramenta econômica que gera emprego e renda”, disse Fernando Bezerril, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde).

“Existe um plano estratégico do turismo náutico sendo feito em alguns estados brasileiros, onde o RN poderá ser incluído. “Temos capacidade e experiência local, o que falta é uma reflexão aprofundada sobre o assunto, onde a universidade é o local apropriado para as discussões, e ver os caminhos a seguir. Foi feito em Salvador e pode ser feito em Natal” ressaltou Zacarias.

O impacto que a marina poderia trazer ao meio ambiente (Manguezal):

As questões ambientais tem que ser observadas. Temos que fazer uma reflexão, primeiro saber se os dados sobre os manguezais são consistentes. A construção da Marina no sentido globalizante interessa ao município de Natal? Se interessa vamos ver os projetos e estudá-los para que possam ser realizados a custo zero para ecologia e o meio ambiente. Nós somos seres poluentes, então temos que tomar os cuidados para corrigir esta questão.

Sobre a popularização dos exportes náuticos:

Não existe nenhum plano de marketing para popularizar os esportes náuticos. Tudo isso funciona como uma onda, a partir do momento que os iates clubes abraçarem a causa e oferecer aulas de velejar em suas bases este aspecto vai mudar. A extensão de projetos sociais e que alcance grande parte da população pode também ser uma solução.

Galeria de Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *