Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h09 CulturaDestaque Nenhum comentário
Dentro das comemorações dos seus 40 anos, a partir dessa quinta (28) a livraria acolhe o projeto de extensão Vídeo Cartas da Cidade e na sexta (29), às 11h, faz Tributo a Pixinguinha, com direito a música boa do Grupo Regional do Choro e Bruna Hetzel.

Dentro das comemorações dos seus 40 anos, a partir dessa quinta (28) a livraria acolhe o projeto de extensão Vídeo Cartas da Cidade e na sexta (29).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Dentro das comemorações dos seus 40 anos, a partir dessa quinta (28) a livraria acolhe o projeto de extensão Vídeo Cartas da Cidade e na sexta (29), às 11h, faz Tributo a Pixinguinha, com direito a música boa do Grupo Regional do Choro e Bruna Hetzel.

Vídeo Cartas

O que será que os habitantes de Natal teriam a dizer sobre sua cidade? O projeto de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, Vídeo Cartas da Cidade – Laboratório Móvel de Cartografia – quer saber e será montado na Cooperativa e no NAC amanhã (28). O projeto consiste na instalação de um gigantesco mapa de Natal – produzido em 2010 no projeto Dentro e Fora – e, a partir dessa relação que as pessoas estabelecem com ele, vão surgindo suas lembranças e elas são convidadas a escrever uma carta, contando essa história e depois elas podem vir a gravar um vídeo, no estúdio móvel que será montado dentro da livraria. “Pedimos para que as pessoas visualizem suas histórias como num roteiro, quais são os personagens, sensações, alegrias, medos, saudades, queixas e, a partir daí elas escrevem sua carta. Depois, fazemos uma seleção e convidamos algumas para gravar um vídeo”, explica o coordenador do projeto, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Maurício Panellas. O projeto Vídeo Cartas funcionará em horário comercial, na quinta e sexta-feira (28 e 29 de setembro), na Cooperativa e NAC da UFRN.

Tributo a Pixinguinha

Para os entendidos de música, Alfredo da Rocha Viana Filho – que ficou conhecido por todos nós como Pixinguinha, autor de clássicos como Carinhoso e Rosa – foi o responsável por alçar o choro brasileiro ao status de gênero musical. Ele será o próximo homenageado no projeto Música na Livraria da Cooperativa Cultural Universitária  nessa sexta (29), a partir das 11h, entrada gratuita, com a participação mais que especial do grupo Regional de Choro da Escola de Música da UFRN, formado por Jane Eyre (Flauta); Jotape (Clarineta e Saxofone); Allyson Alexandre (Cavaquinho)  e Gabriel Garcia Maia (Violão), com a participação especial da cantora Bruna Hetzel (voz). A curadoria do evento fica por conta dos conselheiros e professore, João Paulo Araújo (Jotapê) e  Carlos Braga. O primeiro, arregimenta os músicas e o segundo sempre participa trazendo notas biográficas sobre os homenageados do projeto. “O formato do Tributo a Pixinguinha vai ser o mesmo do tributo a Noel (realizado em julho desse ano). O repertório será composto todo ele por obras-primas. Figuram, além de “Rosa” e “Carinhoso”, choros como “Ingênuo”, “Cochichando”, “Um a zero”, “Vou vivendo”, e um samba de feitio característico (“Patrão, prenda seu gado”), parceria de Pixinguinha, Donga e João da Bahiana”, explica o professor Carlos Braga.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *