Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h01 CidadeDestaque Nenhum comentário
Gestão do novo comandante será pautada na otimização dos recursos.

Gestão do novo comandante será pautada na otimização dos recursos. (Foto: Ivanizio Ramos). 

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O Coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior é o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). Nomeado pelo governador Robinson Faria, no dia 28 de dezembro de 2016, o novo comandante substitui o Coronel Otto Ricardo Saraiva, que passa a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva.

O novo comandante já assumiu as funções de Subcoordenador do Fundo Especial de Segurança Pública (FUNSEP) da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), chefe de Gabinete do Comando Geral, Chefe do Serviço Técnico de Engenharia Diretor de Engenharia e Operações Diretor de Administração Geral.

Coronel Sócrates é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduado em Segurança Pública pelo Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba, pós-graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Na Escuela Militar de Ingeniería del Ejercito Nacional de Bolívia fez Mestrado em Recursos Naturais e Gestão Ambiental.

Nessa entrevista, ele fala sobre metas, planejamento, ações e expectativas para sua gestão.

Comando CBMRN O fato de assumir o comando de uma corporação tão querida, respeitada e bem conceituada junto à população é uma honra. Sem dúvida, é o coroamento de toda uma carreira chegar ao comando dos bombeiros. Tenho convicção do desafio e agradeço a confiança do governador Robinson Faria.

Gestão

O Brasil e o Rio Grande do Norte passam por uma crise que afeta todos os setores. Diante disso, a marca da nossa gestão será de otimizar os recursos existentes e encontrar soluções para atender de forma mais efetiva à população com os meios disponíveis. Vamos buscar soluções sustentáveis para alcançar nosso objetivo. Queremos também fortalecer as parcerias com outros órgãos e entidades que atuam na área de segurança contra incêndios e emergências, convicto de que a integração é algo essencial no enfrentamento das adversidades a que estamos sujeitos no dia a dia. Em 2017, a intenção é fortalecer a integração administrativa com o sistema de Defesa Civil do Estado, no sentido de estruturar convênios que viabilizem às respostas do Corpo de Bombeiros diante de possíveis sinistros.

Efetivo

Deve ser lançado nos próximos dias, os editais para dois importantes concursos para o Corpo de Bombeiros do RN. Hoje, os processos encontram-se na Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e deve ser publicado em breve. Ao todo, serão oferecidas 70 vagas para praças e 11 para oficiais. Após aprovação, os praças passarão pelo curso de formação, que dura cerca de dez meses, e em seguida serão distribuídos no trabalho operacional. Com isso, vamos melhorar a composição de nossas guarnições de atendimento operacional, principalmente aquelas de primeira resposta a incêndios, otimizando os recursos destinados aos locais sinistrados.

Estrutura

Primeiramente, vamos investir na manutenção do patrimônio já existente, que resultará na melhoria das condições internas de trabalho. Além disso, está previsto a construção da nova Unidade do Corpo de Bombeiros no município de São Gonçalo do Amarante e temos o projeto futuro de construirmos as unidades nos municípios de Pau dos Ferros e Parnamirim. No entanto, o momento agora é de melhorar a estrutura que temos para no futuro podermos expandir. Além disso, faremos investimentos em equipamentos, com a aquisição de novas viaturas dos serviços de combate a incêndios, salvamento aquático, resgate e busca e salvamento.

SERTEN

A nossa meta será melhorar a dinâmica operacional do Serviço Técnico de Engenharia, por meio da modernização do sistema de atendimento do SERTEN. O novo software de gestão já está em fase final de implantação. Vamos também otimizar os processos de análise e vistoria. Ainda aguardamos também a aprovação do Código de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar do RN, que tramita na Assembleia Legislativa.

Mensagem para a tropa

Cheguei ao Comando com o apoio dos militares e gostaria de contar com a ajuda de todos. Quero não só manter o patamar que temos hoje, mas fazer um Bombeiro cada dia melhor. Esperem uma gestão monde se dará ênfase à valorização profissional do militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *