Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Por Elias Medeiros

Crianças fazem malabarismo em troca de moedas em sinal de trânsito de Natal, nos cruzamentos da Rua Potengi com Av. Hermes da Fonseca. O registro foi feito pelo antenadíssimo Repórter Fotográfico Canindé Soares, cujo a fotografia passou a ser uma missão para este obstinado profissional, “não larga a máquina nem na hora de dormir”, as fotos foram feitas na tarde deste sábado, 7 de julho de 2012.

Ao sairmos da Aphoto, Associação Potiguar de Fotografia no bairro de Petrópolis,  nos deparamos com a cena de um grupo de meninos tentando chamar a atenção dos motoristas no sinal em troca de algumas moedas.

Diante dos clicks fotográficos de Canindé, me veio o seguinte questionamento: Será que estas crianças estão na rua por que querem?

Em minha modesta observação, elas não estão na rua porque querem, e sim por não encontram em casa o que precisam, isso quando tem casa. A rua representa a liberdade, e elas tem a impressão  de que vão acabar todos os seus sofrimentos. Geralmente são filhos de pais e mães que bebem constantemente, pais agressivos, que batem nelas o tempo todo e por qualquer motivo. Muitas dessas crianças não conhecem seus pais e vão atrás de coisas que lhes possibilitem ficar mais tempo na rua.

Esta triste realidade sobre crianças de rua, o saudoso escritor baiano, Jorge Amado, narra em seu sexto romance, Capitães da areia, em 1937, o que ainda hoje acontece nas ruas de todo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *