Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h06 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Deputados querem garantia de investimentos em pesquisas científicas no Rio Grande do Norte.

Deputados querem garantia de investimentos em pesquisas científicas no Rio Grande do Norte.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Mineiro (PT) destacou o trabalho desenvolvido pela Caravana das Águas em favor da retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. O parlamentar comemorou os resultados alcançados pela ação itinerante que percorreu trechos do projeto nos estados do RN, PB, PE e CE, e reforçou a necessidade de investimentos no Estado para viabilizar a chegada das águas no Rio Grande do Norte.

“A Caravana das Águas foi um momento de soma de esforços que contou com a participação de representantes políticos e da sociedade civil organizada na luta pelo reinício das obras da Transposição. Durante as visitas técnicas realizadas e audiências públicas promovidas, pudemos celebrar o anúncio da suspensão da liminar que impedia o retorno das obras e a consequente assinatura da Ordem de Serviço para o seu reinício”, comentou Mineiro, enaltecendo ainda o empenho da senadora Fátima Bezerra (PT) e o apoio das Assembleias Legislativas do RN e da Paraíba na ação.

Apesar dos avanços para a retomada das obras anunciados pelo Ministério da Integração, o deputado alertou que as mobilizações devem continuar para que o Executivo Estadual execute as ações necessárias para receber as águas do São Francisco. “Cumprimos o primeiro objetivo pela retomada das obras, mas agora é preciso construir um cronograma e um conjunto de ações de infraestrutura para preparar o Estado no sentido de recepcionar as águas”, falou Mineiro.

A construção do Ramal do Apodi, que levará as águas da Paraíba ao Alto Oeste potiguar, é uma das reivindicações de Mineiro, que na oportunidade retificou o valor estimado da obra. “Durante a audiência da Caravana das Águas em Pau dos Ferros, foi informado que o Ramal do Apodi custaria R$ 900 milhões, mas o valor correto, retificado pelo engenheiro, é de R$ 1,9 bilhão”, observou.

De acordo com o deputado, a construção do canal exige uma série de ações do Estado e que, em breve, deve ser iniciado o debate sobre a disponibilidade de recursos para essa obra. “A senadora Fátima Bezerra, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) no Senado Federal, já anunciou que irá destinar emenda da comissão para essa obra, assim como alguns deputados federais já pactuaram que colocarão emendas coletivas para as obras”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *