Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h05 CidadeDestaque Nenhum comentário
Detran apresenta ao MP nova campanha educativa #CurtoDirigirBem

Detran apresenta ao MP nova campanha educativa #CurtoDirigirBem. (Foto: Alan).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Reduzir o número de acidentes, e consequentemente, salvar vidas. Essa continua sendo a principal meta do Departamento Estadual de Trânsito, Detran RN, reforçada por campanhas educativas realizadas em todo o Estado. Nesta segunda-feira (15), foi apresentado ao Ministério Público a nova campanha educativa #CurtoDirigirBem, na sede da agência de propaganda Executiva, que desenvolveu a campanha que começará a ser veiculada em junho.

Estavam presentes na reunião as promotoras do MP, Elaine Cardoso, Danielle Veras e Iveluska Lemos, além da secretária de comunicação do Estado, Juliska Azevedo, e o chefe de gabinete do Detran, Marco Medeiros.

Acidentes com motos, uso de celular ao volante e a mistura perigosa de álcool e direção. Esses serão os focos em 2017. “Queremos conscientizar as pessoas da importância da prudência no trânsito. E lembrar que ele é feito por todos nós: motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres. Se cada um fizer sua parte, respeitar as leis, teremos um trânsito seguro, como deve ser”, destaca o diretor do Detran, Júlio César Câmara.

A promotora da saúde pública, Elaine Cardoso, elogiou a campanha apresentada e destacou os impactos de um acidente de trânsito. “A maioria das vítimas desse tipo de acidente está em idade produtiva, e isso gera um impacto e prejuízos não apenas pessoal, mas para toda a sociedade. Essas vítimas deixam de trabalhar e passam a gerar custos para a previdência social, e principalmente para a saúde pública. Quantas pessoas não temos hoje no Estado, esperando por cirurgias ortopédicas, necessárias em decorrência de um acidente, que poderia ter sido evitado?”, diz a promotora.

A campanha foi criada pela agência Executiva. “Vamos incentivar o diálogo de toda a sociedade sobre o papel de cada cidadão como agente transformador. Não estamos falando de mudar o trânsito somente no que diz respeito ao agora. Estamos falando, sim, de indicar a formação de uma nova geração que tenha como princípio básico, e não somente como atributo, o respeito ao próximo”, reforça Odemar Neto, diretor da agência.

Para a secretária de comunicação do Estado, Juliska Azevedo, “a estratégia de comunicação do Governo do RN para a educação no trânsito busca conscientizar as pessoas se aproximando do seu dia a dia, mostrando ações que fazem parte da vida de muitas pessoas e as consequências que podem gerar. Nossa ideia foi a de desenvolver uma campanha com a linguagem das redes sociais, com a qual a maioria das pessoas convive diariamente. Acredito que teremos um grande engajamento com o #CurtoDirigirBem.”

As últimas campanhas realizadas pelo Detran já resultaram em diminuição no número de acidentes, mas é preciso uma vigilância constante. “Essa nova campanha vai impactar, e levar cada um de nós a uma reflexão. Será que nossa prática é coerente com nosso discurso? Quando pensamos que ‘vamos tomar apenas um gole de álcool’, ‘vou dirigir para pertinho’, ou ‘só vou atender uma ligação rapidinho’, não nos damos conta que uma ação pequena, porém errada, pode gerar consequências graves, e às vezes um dano irreparável, como uma morte no trânsito”, completa a promotora da saúde, Elaine Cardoso.

15.05.2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *