Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h11 CidadeDestaque Nenhum comentário

DETRAN RN: Celular e volante perigo na direção que pode matar.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O Detran RN alerta sobre os riscos do manuseio do celular ao volante. Pensou em enviar ou mensagem ou gravar um vídeo? Pense também em fazer tudo isso após estacionar em um lugar seguro. Ao dirigir as duas mãos tem que estar firme no volante e toda a sua atenção para o trânsito, caso contrário você pode causar acidentes graves e até fatais.

Riscos do manuseio do celular ao volante:

Usar celular na direção é uma das principais causas de mortes no trânsito no país. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a ABRAMET, são cerca de cento e cinquenta mortes por dia, quase 54 mil/ano.

Atualmente, no Brasil, são mais de 400 mil acidentes nas estradas todos os anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É por isso que hoje o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Ouvimos muito falar para não utilizar o celular no trânsito. Mas afinal de contas, qual o tamanho do risco apresentado?

Em um estudo realizado com estudantes de direção em um simulador de autoescolas, a ABRAMET constatou que os motoristas levam, em média, de 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica. Caso o motorista esteja dirigindo a uma velocidade de 80 km/h, permitida nas marginais de São Paulo, o tempo é o suficiente para percorrer duas quadras, desatento.

Já para responder uma mensagem de texto, a associação calcula que o motorista leve de 20 a 23 segundos. Caso esteja a uma velocidade de 60 km/h, esse é o tempo necessário para percorrer quatro quadras com a atenção dividida entre o tráfego e o celular.

Portanto, em ambas as situações, o risco de colisões com outros veículos, objetos ou animais é muito alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *