Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h07 Esporte Nenhum comentário

Piauiense Sarah Menezes venceu campeã olímpica em Pequim e ficou com o ouro em Londres 2012 – Foto: André Mourão / Agência O Dia

Por Elias Medeiros

Com informações: Globo Esporte.com/TV Record

Um momento histórico que consolida a força das mulheres, a grandeza do judô e a evolução do esporte brasileiro. Quando saiu do Brasil rumo a Londres, a pequena Sara Menezes de 22 anos carregava expectativas desproporcionais para seu tamanho. Lutadora mais leve da seleção de judô, a peso-ligeiro, de apenas 1,52m e 48kg, era a grande esperança de primeira final olímpica do Brasil entre mulheres na história da modalidade. A piauiense, porém, foi além: com a vitória neste sábado sobre a romena Alina Dumitru, campeã dos Jogos de Pequim 2008, Sarah entrou para a história como a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro no judô nas Olimpíadas.

Foi o primeiro ouro do Brasil em Londres 2012, logo no primeiro dia oficial de disputas; o primeiro ouro do judô em 20 anos, desde que Rogério Sampaio, atleta peso-meio-leve, foi campeão olímpico em Barcelona 1992; e a 16ª medalha do judô em Olimpíadas, tornando a modalidade, provisoriamente, na mais vencedora entre todas as do Brasil na história dos Jogos, superando a vela, que acumula 15 medalhas.

“Tive que controlar a ansiedade desde o início da competição, até chegar na final. A conquista da medalha de ouro sem dúvida vai melhorar a vida da minha família e ampliar a prática do judô no Brasil. Tudo isso é muito gostoso e feliz, gostaria de compartilhar este momento com todos os brasileiros, em especial o povo do Piauí”, declarou Sara Menezes medalhista olímpica.

“A receita da vitória de Sara veio com muito suor, garra e vontade de vencer. Desde o início aos quatro anos de idade, com a desaprovação da família que achava o judô um esporte masculino, era considerada um gravetinho pela sua magreza, hoje se transforma em um grande fruto”, acrescentou Rosicléia Campos, treinadora da equipe brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *