Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 00h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

Vista externa da Casa de Pedra na serra de Martins-RN.

Um guia conduz os visitantes pelo interior da Casa de Pedra que é a segunda maior caverna do Brasil em mármore e a maior do estado em volume interno.

O Mirante do Canto fica a 750 m de altitude acima do nível do mar e está localizado no sitio canto, na cidade de Martins-RN. O lugar é o preferido dos fotógrafos para registrar o relevo da região.

Redação/eliasjornalista.com

O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes, as quais podem destacar as falésias encontradas no litoral de Pipa e as formações de dunas largamente encontradas em Genipabu, onde atrai anualmente milhares de turistas para o litoral potiguar.

Natal tem se destacado no noticiário nacional e internacional como uma cidade que possui um belo litoral e uma excelente estrutura hoteleira para atender os visitantes. Já passou da hora dos gestores públicos ligados ao turismo acordar para realidade e perceber que o Rio Grande do Norte tem um potencial incrível que precisa ser explorado internamente com expansão voltada para o interior do Estado.

O turismo conhecido como sol e mar encontra-se estabilizado, milhares de brasileiros e estrangeiros (turistas nórdicos em sua maioria), escolhem Natal como principal destino e nossas praias como desejo de consumo, onde através dos voos charters se inserem no cenário local, ocasionando mudanças, onde se percebe claramente a internacionalização das praias de Ponta Negra e Pipa, além do surgimento de hotéis e resorts de luxo para atender a demanda.

Com relação ao turismo interno, pouco tem sido feito para aproveitamento desse potencial. As estatísticas mostram que cada vez mais os brasileiros estão viajando e que há um nítido direcionamento para o ecoturismo voltado a apreciação dos ecossistemas em seu estado natural no interior dos estados brasileiros.

Quando o progresso merecido destas regiões chegar, no roteiro para conhecer as belezas do RN, estará sem dúvida a Serra de Martins, lugar bonito e aprazível que atrai os visitantes pela beleza e a natureza. Entre os atrativos estão: a Casa de Pedra, os Mirantes Mãe Guilé e Mirante do Canto.

A Casa de Pedra

Localizada a 27 km de Martins e situada num pequeno vale da Fazenda Trincheiras, a “Casa de Pedra” é formada por rochas antigas que foram cristalizadas por um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. Catalogada pela Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais, é a segunda maior caverna do Brasil em mármore e a maior do estado em volume interno. O lugar é importante para a historiografia local que há até projetos para fazer uma ligação com a serra de Martins através de um teleférico, passando pela Pedra do Sapo e a Pedra Rajada.

Mirante Mãe Guilé

O Mirante Mãe Guilé fica localizado em um ponto privilegiado, logo após a subida da serra, no bairro Lagoa Nova.

Mirante do Canto

O Mirante do Canto fica a 750m de altitude acima do nível do mar e está localizado no sitio canto, na cidade de Martins-RN. Do mirante observa-se a paisagem natural e o relevo da região, com destaque para o visual da parte externa da casa de pedra. O Mirante é o preferido dos visitantes para prática de fotografia, além de oferecer ambientação impecável com relação à limpeza e preservação local.

No sábado (2), duas cidades da região Serrinha dos Pintos e Martins, foram contempladas com o “4°Encontro de Blogueiros da região Oeste do estado do RN”, que discutiu entre outros assuntos: o papel da imprensa livre, a importância da imprensa local, o papel social e dificuldades para se reconhecer a atividade de blogueiro, além da linguagem utilizada e técnicas de fotojornalismo, com a palestra do repórter fotográfico Canindé Soares.

Galeria de fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *