Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 11h06 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Entrega do Residencial São Pedro beneficia 200 famílias em Natal.

Entrega do Residencial São Pedro beneficia 200 famílias em Natal.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A longa espera por uma moradia de qualidade, confortável e com segurança dos moradores da Comunidade do Maruim chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (24) com a entrega do Residencial São Pedro, no bairro das Rocas. Foram mais de 40 anos de espera, mas agora cerca de 165 famílias que antes viviam em meio ao lixo, esgoto, sem as mínimas condições de habitação, têm um lar digno. A cerimônia de entrega das chaves para os contemplados foi comandada pelo prefeito Carlos Eduardo que classificou o momento como um dos mais importantes da história da capital potiguar. Foram investidos R$ 12,2 milhões nas obras. Além dos moradores do Maruim, o Residencial São Pedro também contemplou famílias da Comunidade do Jacó e do bairro de Mãe Luíza.

O Residencial São Pedro é um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem uma estrutura de alta qualidade. São 200 apartamentos de 43m² com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. O complexo habitacional também conta com um centro de convivência para os moradores, área de lazer e quadra poliesportiva. As unidades são consideradas a melhor da faixa 1 do MCMV, pois são revestidas de azulejos em todos os ambientes. Isso só foi possível graças a determinação da Prefeitura do Natal que doou o terreno para a construção dos blocos. O valor da área disponibilizada pelo poder público municipal foi revertido em melhorias nos apartamentos.

Uma das primeiras novas moradoras do Residencial Maruim a chegar no local foi a dona de casa Jacira Cabral. Ela é a proprietária do apartamento 401 do bloco 17. Dona Jacira não escondia de ninguém a alegria, satisfação e emoção de segurar as chaves do seu lar. Moradora do Maruim há mais de 35 anos, Jacira disse que a casa nova vai proporcionar uma nova realidade para toda família: “Isso aqui é uma verdadeira bênção. Sair do lixo, da lama e da fedentina é uma alegria enorme. É o sonho de toda a vida”, declarou.

A emoção contagiou todos os contemplados. Antônia Lopes da Silva também vai morar no bloco 17 e estava encantada com o apartamento. Ela também mora no Maruim há mais de 35 anos e vai para o local com o marido, filhos e netos. Ela disse que estava muito feliz, pois não vai precisar sair para uma comunidade distante, o que vai facilitar a vida de todo mundo, já que toda a família tem a vida social e de trabalho na região: “Comparando com a minha casa atual, este apartamento é um palácio. Não tenho palavras para descrever o tamanho da minha felicidade”.

Outra particularidade importante do residencial é a acessibilidade. As unidades térreas dos blocos habitacionais contam com banheiros adaptados. E é no bloco 24 que o cadeirante Manoel Messias vai morar com a esposa. Ele festejou a conquista e disse que daqui para a frente à sua vida vai tomar um novo rumo: “Em virtude das minhas limitações físicas sempre tive muita dificuldade lá no Maruim. Agora vendo toda a estrutura do meu apartamento minha qualidade de vida vai ser ampliada. Eu e minha mulher estamos muito felizes”.

O prefeito Carlos Eduardo disse que a entrega do Residencial São Pedro era um momento emblemático para a cidade, pois representa uma conquista buscada há mais de 40 anos. Ele lembrou que as pessoas não serão deslocadas para comunidades periféricas, ficando na área onde trabalham e constituíram suas famílias: “É uma alegria imensa na condição de gestor proporcionar e oferecer moradia digna, de qualidade, confortável e segura para estas pessoas. Não temos como mensurar a relevância desta ação. Por anos elas viveram em condições insalubres e indignas ao ser humano. Hoje é dia de celebrar, pois agora 200 famílias saíram de uma dura realidade para viver em um apartamento de alta qualidade”, asseverou. Além do aspecto social, a remoção das famílias do Maruim é importante no aspecto econômico, pois vai permitir a expansão do Porto de Natal, incrementando o movimento de mercadorias e cargas da área e ajudando no crescimento da economia da cidade.

O secretário municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Getúlio Batista, informou que a expectativa do órgão é que as primeiras famílias cheguem ao residencial na quinta-feira (29). A secretaria ainda está trabalhando na assinatura dos contratos de alguns dos contemplados e espera terminar este trabalho até o final deste mês. “O empreendimento está pronto para morar. Estamos finalizando estes detalhes da transferência das famílias e formalização dos contratos. A equipe da Seharpe estará no empreendimento nos próximos dias para auxiliar e tirar as dúvidas que vierem a existir”.

A cerimônia de entrega do Residencial São Pedro contou com as presenças do superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares, dos deputados estaduais Álvaro Dias e Hermano Morais, dos vereadores Felipe Alves e Ubaldo Fernandes, do presidente da CODERN, Edmilson Fernandes, além de diversos secretários municipais, servidores e moradores da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *