Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h02 CidadePlantão Nenhum comentário
Ery Medeiros realiza exposição “Carnaval! Carnaval!” na Galeria Toque de Mídias.

Ery Medeiros realiza exposição “Carnaval! Carnaval!” na Galeria Toque de Mídias.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Nem trios elétricos nem palcos na praia. O artista visual Ery Medeiros garante: não há carnaval como o de rua. E para marcar o início da festa do Momo em Natal, ele lança na próxima segunda-feira, 20, a exposição “Carnaval! Carnaval!”, na Galeria Toque de Mídias, no Natal Shopping. Até o dia 11 de março, 12 telas traduzirão em pinceladas de tinta óleo a essência dos carnavais na capital potiguar.

O nome da mostra individual se inspira na crônica homônima de Câmara Cascudo, publicada em fevereiro de 1929, no jornal A República. O material utilizado pelo artista é clássico, mas a maneira como pinta é moderna. Ao modo “alla prima”, ele não repete a pincelada, desfazendo a tinta a procura de outras nuances. “É como se eu estivesse montando um quebra-cabeça. É mais desafiador e deixa o trabalho com uma pegada moderna, mesmo trabalhando com material clássico como é a pintura a óleo”, explica.

As telas têm muita cor. Figuras humanas de olhos grandes compõem os cenários carnavalescos, dos quais até o menor conhecedor de Carnaval pode traduzir referências. Fantasias, máscaras, sambistas e instrumentistas estão retratados. Além deles, pierrôs, palhaços e até o famoso Galo do Sol, símbolo da festa em Recife, foi lembrando em uma das telas, estampado em uma bandeira.

“Os potiguares vão se identificar bastante com esta exposição, porque ela traz muito de minhas memórias daqui de Natal, mas a maior parte dos elementos de Carnaval se espalha pelo Brasil”, destaca Ery, que é natural de Santa Cruz, mas mora em Natal desde 1982 e estudou na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, no início dos anos 90. “O fluminense, o pernambucano, o baiano, todos se sentirão homenageados”, reforça.

Ery é conhecido em Natal especialmente por suas esculturas de personalidades potiguares, mas o que poucos sabem é que a primeira descoberta do seu trabalho foi a pintura. A exposição individual aconteceu em 1997 na Capitania das Artes, em Natal, mas seu currículo traz várias exposições no Brasil e no exterior. A mais recente delas, a “Atleta e Cores: Brasil – Itália”, reuniu obras de 30 artistas – 15 italianos e 15 brasileiros – exaltando o esporte no ano de olimpíadas no Brasil. Neste projeto, Ery flagrou em sua obra três ciclistas em movimento mediante um estilo de pintar que não privilegia o detalhe, mas o conjunto. Ery também já participou de mostras na França e nos Estados Unidos.

CURRÍCULO

Ery Medeiros (Santa Cruz, RN, 1971) é pintor e escultor. Iniciou sua trajetória em 1990, ao ingressar na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Sete anos depois retornou ao seu estado, fixando-se em Natal. Depois de participações em salões de artes e outras coletivas e de uma exposição individual, realizou a mostra solo Felizcidade, na Aliança Francesa em Natal (2013), apresentada a seguir na Maison de l’Amerique Latine, em Rhône-Alpes, e na Aliança Française, em Lyon, França.

Ery Medeiros transita com desenvoltura entre a pintura e a escultura, modalidade que o projetou mediante instalação de várias peças de sua autoria em praças públicas e instituições da capital do Rio Grande do Norte, tais como as de Nivaldo Monte, no Parque da Cidade, do presidente Kennedy, na praça de mesmo nome, de Dinarte Mariz, no Tribunal de Contas do Estado e na Reitoria da UFRN, e de Djalma Maranhão, na Câmara dos Vereadores.

SERVIÇO

Artes Visuais: “Carnaval! Carnaval!”, por Ery Medeiros

Local: Galeria Toque de Mídias, no corredor principal do Natal Shopping.

Abertura: 20 de fevereiro, ao meio-dia.

Data da exposição: 20 de fevereiro a 11 de março

Horário: Segunda a sábado, das 12h às 21h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *