Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 12h08 DestaqueFotografia Nenhum comentário
Evandro Teixeira abre Seminário em celebração ao Dia Mundial da Fotografia em Natal.

Evandro Teixeira abre Seminário em celebração ao Dia Mundial da Fotografia em Natal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Com o tema: “A fotografia no contexto da História”, um dos maiores fotojornalista brasileiro e reconhecido mundialmente pelo seu trabalho na fotografia, Evandro Teixeira, participou da abertura do Seminário História e Memória da Fotografia Potiguar na noite desta sexta-feira (18), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP). A  programação segue até o dia 20 de agosto em celebração ao Dia Mundial da Fotografia com entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

Na abertura houve a apresentação Musical do professor de Bandolim e Cavaquinho Alexandre Moreira e Alunos do Instituto de Música Waldemar de Almeida – FJA.

O fotojornalista ministrou  workshop com o tema “A fotografia no contexto da História”  e reuniu  profissionais, alunos e amantes da fotografia. Após a apresentação do documentário sobre sua trajetória na fotografia Evandro Teixeira bateu um papo com os participantes e respondeu há várias perguntas do público e detalhou causos ocorridos no Brasil e no mundo com relação ao seu trabalho.

Com 47 anos de carreira, Evandro já presenciou momentos marcantes da história do Brasil e do mundo. Porém, um ficou marcado como um episódio singular na carreira do baiano. Em dezembro de 1973, ele foi o único a registrar imagens do corpo do poeta chileno, e vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda. “há uma necessidade constante de mostrar o que vivi ao longo da história e agradecer por está vivo e compartilhar este momento com vocês de Natal”, disse.

Dos momentos alegres, Evandro recorda das coberturas de algumas Olimpíadas, Copas do Mundo de Futebol e tantos carnavais. Outro momento especial na carreira do fotógrafo foi a passagem por Canudos, registrando as ruínas e a vida no local, o que rendeu o livro “Canudos: 100 anos”.

Além de mostrar e comentar sua trajetória, o fotógrafo responde as perguntas da plateia.  Uma da perguntas foi qual seria a dica para se tornar um grande fotógrafo?   “O olhar, dedicação e pouco de sorte”, respondeu Evandro.

Ao final do workshop agradeceu ao público “Adoro participar destes eventos que além de perpetuar a história valoriza demais a fotografia. É sempre um aprendizado, uma troca. Mostrei um pouco da minha história e aprendi  um pouco de cada um”, afirmou Evandro Teixeira.

Em uma das perguntas da plateia de qual seria a dica para se tornar um grande fotógrafo, Evandro respondeu:  O olhar, dedicação e acima der

O evento reúne nomes em destaque da fotografia brasileira como Evandro Teixeira e feras da fotografia potiguar na década de 70, como Jaeci Emereciano, Manoel Dantas e  Lolita/Joanilo de Paula Rego.

  • IMG_4812
  • IMG_4838
  • IMG_4847
  • IMG_4879
  • IMG_4886
  • IMG_4890
  • IMG_4892

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *