Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h11 Nenhum comentário

A 1ª edição do Circuito Gastronômico de Natal começa nesta quinta (14) e vai até domingo (17). Foto: Ana Luíza

Redação/eliasjornalista.com

 A 1ª edição do Circuito Gastronômico de Natal começa nesta quinta (14) e vai até domingo (17), as atividades acontecem na Cozinha Show Praça das Flores, no bairro de Petrópolis, pavilhão e quiosque de degustação e duelo dos curiosos, além de oficina e concurso Prato de Mãe para a comunidade de Mãe Luíza. E mais participação do Festival Prato do mundo no Beco da Lama e Adjacências, Festa do Camarão nos restaurantes de Natal e Grande Nata. 

 A cozinha do Rio Grande do Norte e seu caldeirão de sabores realçados pelo encontro das culturas indígena, ibérica e africana, será tema de um diálogo para lá de saboroso: O evento, promovido pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes, integra o calendário do Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN e abrange vários bairros de Natal, em atividades de qualificação profissional, entretenimento e valorização da gastronomia potiguar.

Programação:

 

I CIRCUITO GASTRONÔMICO DE NATAL

DE 14 A 17 DE NOVEMBRO

PÓLO PRAÇA DAS FLORES – PETRÓPOLIS

QUINTA-FEIRA, DIA 14

19h às 20h

Abertura do Circuito Gastronômico de Natal

20h20 às 21h20

Palestra 1: “Cervejas Gourmet”

Fabiana DallOnder (Mestre cervejeira e sommelière)

Paranaense radicada em Natal, bacharel em turismo, formada pela Escuela Argentina de Sommeliers, em Buenos Aires, com título outorgado pela Escuela Superior de Hoteleria de Barcelona, Fabiana é consultora na área de  vinhos e cervejas. Ela falará sobre o vasto universo das cervejas artesanais e sua aplicação na gastronomia.

Das 21h40 às 22h40 – Cozinha show

Oficina 1: “A cozinha viva de Tadeu Lubambo”

O chef do Camamo de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, é autodidata e cozinha desde os 15 anos. Antes de ser dono de restaurantes (Camamo e há alguns anos o Beijupirá-PE), foi repórter fotográfico, por mais de 20 anos, da extinta revista Manchete. No seu refúgio em Tibau do Sul, pratica uma gastronomia criativa, exótica e fusion contemporânea, com ênfase nos ingredientes nordestinos em diálogos com outras cozinhas. Foi eleito em 2010 e 2011 como um dos cinco melhores restaurantes do Brasil, sendo o melhor do nordeste, pelo Guia Quatro Rodas. Em 2012, foi homenageado no Festival de Tiradentes-MG.

 

Das 23:00 à 00:00 – Cozinha Show

 

Oficina 2: “Cozinha de aconchego”

 

Chef Cacau Wanderley (A Cozinharia)

Cacau Wanderley nasceu em Natal, mas ainda pequena foi morar em Brasília e depois no Rio de Janeiro, pois o pai era funcionário do Banco do Brasil e atuava como implantador de agências. Conheceu a gastronomia quando foi comissária de bordo. É mestre em Administração, docente do curso superior de gastronomia e hospitalidade da UnP. Atualmente, comanda a quatro mãos (com o chef Gabriel Camilo) o restaurante de ‘confort food’ A Cozinharia. Trabalha basicamente com produtos orgânicos e transforma seu espaço em ateliê, sendo adepta da cozinha sustentável.

 

Sexta-feira, dia 15/11/2013 – Praça das Flores

Das 19:00 às 20:00  – Tenda

Palestra: “Comidas daqui e d’além mar”

Adriana Lucena (Chef e pesquisadora)

As raízes da gastronomia do Rio Grande do Norte e a relação existente ate hoje com Portugal será o tema de sua palestra. Adriana é mestre em Política Agrícola pela Faculdade de Direito de Lisboa. Viveu quatro anos em Portugal, e pesquisou, paralelamente, a relação da gastronomia do semiárido nordestino à das regiões das Beiras. Estuda o seminário nordestino com especial atenção para a questão dos queijos artesanais. É chef de cozinha do Taiá Bistrô e ativista do Movimento Slow Food.

Das 20h20min às 21:20 – Cozinha Show

Oficina 1: Chef Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto, São  Paulo-SP)

“Baião de três Frutos do Mar com leite de coco e crocante de coco”

Idealizadora do projeto Saberes do Brasil, iniciou em 2003 um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira. Percorreu o país em busca de mais conhecimento, de formas de preparo, de ingredientes e da importância cultural de cada prato. Fez imersões em mais de 400 cidades em 20 dos 26 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte (com ênfase no Seridó).

Tenda

Lançamento: Livro “Cardápios do Brasil” (Editora Senac), da chef Ana Luíza Trajano

A obra é fruto de dez anos de viagens da chef por mais de 7 Estados brasileiros – entre eles Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul. Em 8 anos desde a inauguração de seu restaurante, especializado em cozinha brasileira, Trajano foi a 28 expedições em busca de novos ingredientes para realizar uma imersão na cultura gastronômica brasileira. Um total de 44 páginas são destinadas a um catálogo com 167 ingredientes brasileiros. O livro também apresenta 15 cardápios servidos no restaurante desde sua existência. E se completa com seções dedicadas a resgatar os processos culinários artesanais de produção, uma vez que muitos deles estão se perdendo. A chef e pesquisadora também lançou Brasil Agosto (Editora Melhoramentos).

[Sessão de autógrafos do livro na tenda]

 Das 21:40 às 22:40

 Oficina 2: Chef Nito Avelar

Chef paraibano radicado em Natal, Nito tem larga experiência na consultoria de restaurantes. Já passou temporadas fora do Brasil e participou dos principais eventos gastronômicos da região.

Das 23:00 às 00:00

Oficina 3: Chef MarcoTúllio Abras (MG)

A tradição na cozinha vem da família e sua culinária é herdeira dos grandes fogões de Minas Gerais. Chef Marco Tullio é proprietário do Chefs Buffet Betim, também atua como relações públicas da ONG Juca, onde são desenvolvidos vários trabalhos sociais ligados à gastronomia e sustentabilidade. Ele relata que é possível explorar produtos brasileiros e é um amante deles, segue a linha slow food que é a preservação e valorização dos nossos ingredientes. Participou de vários festivais como Serra Negra – SP, Petrópolis Gourmet – RJ, Tiradentes – MG, Equipotel – PE, e trabalhos realizados com chefs renomados como Ivo Farias – MG, Vittorio Seritelli- Italia, Lucius Pompilli renomado Michelin –Italia.

Sábado, 16/11/2013 – Praça das Flores

Das 19:00 às 20:00

Palestra: Enóloga Jacira Matos (Portugal)

Enóloga chefe e proprietária da Sociedade Agrícola Quinta do Vale do Buza – Lamego. O lugar é considerado a capital da Região de Turismo do Douro Sul e epicentro na produção de vinhos licorosos e espumantes

Das 20:20 às 21:20

Oficina 1: “Sabores do Douro”

Chef Paulo Matos, (Portugal)

Chef executivo do Almapura e Vale Abraão, do Hotel Aquapura Douro Valley. O chef é criterioso na escolha dos ingredientes,  privilegiando a sazonalidade e a origem local dos produtos. Iniciou a sua carreira profissional em restaurantes e hotéis na zona de Braga.

Das 21:40 às 22:40

Oficina 2: Chef. François Schmitt

“Bobagem de Camarão”

Chef francês radicado no RN há mais de 15 anos, com 23 anos de carreira e passagens por vários estados como consultor e chef. Presta consultoria ao restaurante Camarões Potiguar. François vai preparar uma receita com o camarão potiguar, utilizando ingredientes orgânicos e 100% potiguares. A ideia é resgatar a cozinha local. Como todo bom francês, levanta bandeira de preservação dos modos de fazer ancestrais e pretende reforçar o uso da panela de barro e da colher de pau como elementos fundamentais para a cozinha regional.

Das 23:00 às 00:00

Oficina 3: Douglas Van Der Ley – Chef (Pernambuco)

O mais contemporâneo e ousado entre os chefs nordestinos, Van Der Ley faz uma cozinha lúdica, reinventando a culinária nordestina e dialogando com outras culturas. Neto de holandeses, que fez fortuna com a cana-de-açúcar, começou a cozinhar graças ao hábito comum a todos de seu círculo familiar. Estudou gastronomia na Le Cordon Bleu, em Paris, e estagiou com o renomado chef espanhol Ferran Adriá, no El Bulli. Antes de ser chef, atuou como comissário de bordo e teve a oportunidade de viajar pelo mundo. Foi dessa experiência profissional que encontrou a inspiração para seguir carreira. A estreia aconteceu com o Okinawa, um restaurante japonês que revolucionou Recife e lhe rendeu os primeiros prêmios.  Hoje, comanda a cozinha do E!, em Recife. Para ele, o uso de um ingrediente não pode ficar limitado ao básico e óbvio.

Os  intervalos tem tolerância de 20 minutos para o pré-preparo

Sábado, 16/11/2013 – Praça das Flores

18h – Cozinha Show/Tenda

 Oficina infantil com Eva Ferreira

Tendas de especialidades (todos os dias, a partir das 18h)

Praça das Flores

Tenda de drinks –  Gueto (Bartender e mixologista)

Tenda do cafezinho – São Braz

Tendas de comidinha: cortes e grelhados – Chef Rodrigo Santana

Tenda de comidinhas:  Portugal:  Chefs Jorge Sequeira e Elideuma Marinho (Real Clube do Bacalhau)

Tenda de comidinhas: cozinha regional – Totoia

Tenda de comidinhas: raízes  – Chef Walter Dantas

Tenda: cozinha de boteco- Chef Ítala Selda (Ateliê Culinário)

Tenda de vinhos- Canessa e Montanares e Mediterrâneo Buffet

 

Concurso: Duelo dos curiosos – Tenda/Cozinha Show

Sexta-feira, dia 15

Das 15h às 16h

Flávio Araújo e Carlos Maia

Das 16:20 às 17:20

Edson Faustino x Marco Antônio Gurgel

Das 17:40 às 18:40

Getúlio Soares X ajudante

 

Sábado, dia 16

Das 15:00 às 16:00

Ivanoide Maia x Gerson

Das 16:20 às 17:20

Fred Queiroz x assistente

 

Das 17h40min às 18h40min

Alexandre de Paula e André de Paula

 

Domingo, dia 17

Das 15h00min às 16h00min

Mucio Sá X Assistente

 

Das 16h20min às 17h20min

César Revoredo x Simone Farret

 

18h – Oficina infantil

20:00 Resultado do concurso

 

OUTRAS ATIVIDADES E FESTIVAIS PARCEIROS

15/11/2013 – Sexta-feira

10h – Mercado do Peixe/Rocas

Oficina: Manipulação, cortes, aproveitamento do pescado e ingredientes da pesca

Participação SEBRAE/RN e chefs

15/11/2013 – Sexta-feira

15h – Mãe Luíza

Concurso: Prato de Mãe/Culinária Caseira

 

16/11/2013 – Sábado

10h Feira do Alecrim

Oficina: Chefs na Feira

Cozinha de minuto, compras e ingredientes

Participação: Chefs e Lógica Eventos

 

16, 23 e 30 de novembro – Sábados

10 Festival Pratodomundo – Centro Histórico, Cidade Alta

Promoção: Samba (Sociedade dos amigos do Beco da Lama e Adjacências)

.Oficinas

.Shows musicais

.Chef consultor: Alexandre Gurgel

Oficina 1: Prato:  Viajando o Sertão

Baião de todos: linguiça do sertão, arroz da terra, feijão verde, queijo coalho e manteiga do sertão.

Oficina 2: Prato: Descarado de Carne de Sol

Carne de sol desfiada na nata com purê de macaxeira.

Oficina 3: Prato: Paçoca de Charque

Guarnecida por banana da terra salteada na manteiga do sertão.

 

BARES / RESTAURANTES PARTICIPANTES DO PRATODOMUNDO

Bar e restaurante do Pedrinho

Bar Inverno e Verão

Bar e restaurante de Nazaré

Bardallo´s comida & Arte

Bar e restaurante do Zé  Reeira

Bar encontro dos Boêmios

Bar do Coelho

UTI do Caldo

 

08/11/2013 a 31/12/2013

I Circuito Festa do Camarão – Abrasel/RN – Restaurantes da Cidade

 

 

Os comentários estão desativados.