Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h10 Nenhum comentário
15 de outubro: Bate papo Ricardo Junqueira + Curso Documentarismo Expandido + Bazar

15 de outubro: Bate papo Ricardo Junqueira + Curso Documentarismo Expandido + Bazar

Nos dias 24 e 25 teremos o curso de Documentarismo Expandido: fotografia, cinema e vídeo com o instrutor Marcelo Barbalho que é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nos dias 24 e 25 teremos o curso de Documentarismo Expandido: fotografia, cinema e vídeo com o instrutor Marcelo Barbalho que é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Em outubro o Duas terá algumas atividades culturais. A primeira será nesta quinta feira [15], receberemos o fotógrafo Ricardo Junqueira no Espaço Duas para um bate-papo sobre seu processo criativo e mercado. Junqueira é um fotógrafo do mundo: brasiliense de nascença, passou alguns anos fomentando a fotografia em Natal e atualmente reside em Lisboa. Em passagem rápida pela cidade, o Duas recebe o fotógrafo para uma conversa aberta ao público e gratuita. Se interessou? Nos encontramos quinta, 15 de outubro às 19h30.

Aqui o link do evento: https://www.facebook.com/events/1065598613450715/

Nos dias 24 e 25 teremos o curso de Documentarismo Expandido: fotografia, cinema e vídeo com o instrutor Marcelo Barbalho que é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa na área de fotografia, cinema e vídeo. Parte de sua pesquisa sobre a expansão do documentarismo fotográfico foi realizada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, em 2013-14, por meio de uma bolsa PDSE/CAPES.

O curso apresenta a ideia de que o documentarismo fotográfico contemporâneo vive uma fase de expansão proporcionada pelas novas tecnologias de produção e difusão de imagens, entre outros fatores. A internet e as câmeras fotográficas que fazem vídeo possibilitam a criação de obras que misturam a fotografia às linguagens do cinema, som e videogame, por exemplo. A partir da produção multimídia de fotodocumentaristas como Guillaume Herbaut, Gustavo Pellizzon, João Wainer e Samuel Bollendorff, discute-se uma tendência que vem ganhando força no documentarismo fotográfico, gênero tradicional da fotografia. As obras desses autores são veiculadas em edições on-line de jornais como “Le Monde”, “Folha de S. Paulo” e “O Globo” mas também costumam ganhar versões para cinema, livro e instalação artística. O curso visa portanto apresentar possibilidades de expandir as formas de contar histórias por meio de imagens.

O curso é voltado para fotógrafos, cineastas; videastas; jornalistas; professores e estudantes ligados às disciplinas de artes visuais, cinema, fotografia e vídeo. As inscrições são pelo site www.duasestudio.com e o investimento é de R$ 240,00.

Por último teremos o nosso glorioso Bazar Independente no dia 31 de outubro fechando o mês com uma programação infantil e adulta, uma vez que teremos música com o grupo Pipoca Doce [Khrystal, Camila Masiso Alessandra Macedo] e lançamento de livro com Sinhá e outros autores dos Jovens Escribas. Lembrando que a entrada é gratuita e teremos pizza, pipoca e brownie para vender além de vários produtos à preço de Bazar!

Os comentários estão desativados.