Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h09 Nenhum comentário
Solidariedade: sábado é “Dia de Cooperar” com programação cultural no Parque das Dunas em Natal para doação de medula óssea.

Solidariedade: sábado é “Dia de Cooperar” com programação cultural no Parque das Dunas em Natal para doação de medula óssea.

Redação/eliasjornalista.com

Neste sábado (6 de setembro) será Dia de Cooperar, uma campanha de conscientização para a doação de medula óssea, realizada pela Hatmo-RN, em parceria com cooperativas. O evento, que será realizado no Parque das Dunas, em Natal, RN, terá uma extensa programação cultural,  das 9h até às 18h. A entrada custa apenas R$ 1, valor normal cobrado pelo parque. Pacientes, familiares e voluntários da HATMO não pagam.

A programação contará com shows de Ricardo Menezes; Banda de Musica da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada;  Jmarcos; Carlos Zens; Esso Alencar; Lysia Condé , Pedro Paulo; Nara Costa e Kleiber Viana. E ainda atividades recreativas para adultos e crianças. Todos os artistas fazem parte da COMPOR (Cooperativa Cultural da Musica Potiguar) e terão participação  voluntária. Além da Compor apoiam evento a CREDSUPER/UNICRED,  UNICOOPES, UNIMED, a Cooperativa Cultural da UFRN, SESCOOP e o Hemonorte.

Segundo a presidente da Hatmo, Rosali Cortez, o evento é para chamar atenção das pessoas para a importância do cadastro no REDOME (Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea). “As chances de se encontrar um doador compatível para doação de medula óssea é de 1 a cada em 100.000 quando não são parentes. Isto porque a população brasileira é muito miscigenada. É preciso que mais e mais pessoas se cadastrem a Rede para que as chances de encontrar doadores compatíveis cresçam.”, explica Rosali.

A Hatmo

A HATMO (HUMANIZAÇÃO E APOIO AO TRANSPLANTADO DE MEDULA ÓSSEA DO RN) é formada por pacientes, familiares e profissionais voluntários de diversos setores, e tem por finalidade apoiar os pacientes encaminhados para Transplante de Medula Óssea, desde o diagnóstico inicial até a finalização do seu tratamento, bem como seus familiares e Centros de Transplantes de Medula Óssea do RN.

Os voluntários oferecem apoio emocional e social, desenvolvendo políticas públicas e projetos que tragam benefícios ao paciente em tratamento e realizando Campanhas para Cadastros de Doadores Voluntários de Medula Óssea no REDOME (Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea).

As ações da HATMO são direcionadas para humanização do tratamento de medula óssea, através de visitas hospitalares, visitas domiciliares, musicoterapia, encontros semanais para a integração e trocas de experiência em diversas áreas, buscando sempre meios para capacitação dos voluntários e cuidadores e, assim, ajudar da melhor forma possível os usuários.

A Hatmo conta ainda com apoio de doações para oferecer aos seus usuários assistência social, através de  medicamentos, móveis, ajuda na reforma da residência, roupas, sapatos, leites, suplementos e cestas básica.

Doação de Medula Óssea

Pessoas de 18 a 55 anos, que tenham boa saúde independente do peso e do tipo sanguíneo, podem se cadastrar no REDOME ( Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea).  Para se cadastrar, o candidato fornecerá dados de identificação (nome,  endereço, identidade e CPF) e será coletada uma pequena amostra de sangue para realização dos testes de compatibilidade (HLA).

A doação só acontece, no caso de algum paciente ser compatível. Os riscos são praticamente inexistentes, apenas 10% da medula é retirada e dentro de 5 a 8 dias a medula será recomposta pelo organismo.

Estima-se que seja aproximadamente, 25% a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 100.000 entre pessoas que não sejam parentes.

Mais informações:

http://hatmo-rn.blogspot.com.br/

www.facebook.com/hatmorn

Os comentários estão desativados.