Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h05 CidadePlantão Nenhum comentário
Executivos chineses apresentam na FIERN projeto para fábrica de painéis fotovoltaicos

Executivos chineses apresentam na FIERN projeto para fábrica de painéis fotovoltaicos. (Foto: Ciro Marques).

Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Os executivos da Chint Eletrics Co., empresa chinesa que vai instalar uma fábrica de painéis de energia fotovoltaica na Grande Natal, foram recebidos nesta quinta-feira na Casa da Indústria, pelo vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro; o diretor-primeiro secretário, Heyder Dantas; o vice-presidente da CNI e secretário estadual de Desenvolvimento Econômica, Flávio Azevedo, e os demais diretores, gestores e presidente dos sindicatos industriais.

Na ocasião, os executivos da Chint, Jackie Xiang e Charles Zang, apresentaram informações sobre a instalação da unidade da empresa que em Extremoz e também conheceram os serviços que poderão contar no SENAI, SESI e IEL e, principalmente, no, CT-GÀS — Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis.

Jacki Xiang e Charles Zang reafirmaram que a companhia, que tem unidades em vários países, deve chegar ao mercado da América Latina por intermédio da fábrica que construirá no Rio Grande do Norte. A fábrica da Chant em Extremoz será instalada numa área de 25 hectares. Na primeira fase, o investimento será de R$ 112 milhões e vai ofertar 1.300 empregos diretos e indiretos.

Jacki Xiang destacou alguns dados sobre a empresa, que além de painéis produz outros equipamentos e materiais para geração, distribuição e transmissão de energia, além de automação industrial. Atualmente a Chint tem 30 mil funcionários nas unidades instaladas em diversos países. Os produtos da companhia estão no mercado de pelo menos 110 nações.

A unidade do Rio Grande do Norte será a primeira do grupo na América do Sul e Central. “Faremos todo o esforço para instalar a unidade o mais breve possível aqui no estado, aproveitando esse ambiente favorável”, destacou Jackie Xiang. Com essa indústria, eles pretendem atender o mercado brasileiro e das Américas.

Durante o encontro com os industriais do Estado, em um dos auditórios da FIERN, ele também disse que a fábrica precisará de pelo menos 40 itens de matéria prima, alguns dos quais poderão ser fornecidos por empresas locais.

A visita dos executivos chineses foi um dia após confirmarem, oficialmente, que vão instalar a unidade no município de Extremoz. Uma missão governamental — com participação da FIERN, representada pelo vice-presidente da entidade, Pedro Terceiro, e do secretário de Desenvolvimento, Flávio Azevedo — esteve na China para uma visita à sede da Chint, em fevereiro deste ano. Nesta programação, representantes da empresa e o governador Robinson Faria assinaram um protocolo de intenções para a chegada do empreendimento ao Estado.

Pedro Terceiro destacou a importância e potencial do investimento para o Rio Grande do Norte. Ele lembrou que, durante a visita feita à sede do grupo na China, ficou patente a capacidade produtiva da empresa, além das possibilidades econômicas que a presença dela no Estado vai propiciar.

Flávio Azevedo disse que o CTGÁS-ER terá um papel a desempenhar junto ao empreendimento, uma vez que desenvolve pesquisas aplicadas e oferece serviços e consultorias na área de energias renováveis. Ele também lembrou o processo de aproximação até a decisão da Chint se instalar no RN, o que incluiu a missão governamental em Xangai. O secretário de Desenvolvimento Econômico destacou que a doação do terreno, pelo empresário Paulo de Paula, foi fundamental para a conquista do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *