Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h05 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Fernando Mineiro enaltece luta antimanicomial e combate à exploração infantil. (Foto: Eduardo Maia).

Fernando Mineiro enaltece luta antimanicomial e combate à exploração infantil. (Foto: Eduardo Maia).

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A luta antimanicomial e o combate à exploração sexual da criança e adolescente foram enaltecidas pelo deputado Fernando Mineiro (PT), na sessão ordinária desta quarta-feira (18). Em pronunciamento, o parlamentar disse que a sociedade e o Poder Público precisam estar atentos à causa durante todo o ano.

“Datas comemorativas têm papel mais importante para a gente lembrar que, nos outros dias, essa deve ser levantada também. Sempre”, explicou o deputado, em referência ao 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial e Dia de Combate à Exploração Sexual da Criança e Adolescente.

Segundo o deputado, os dados sobre os abusos sexuais contra jovens são alarmantes em todo o Brasil e, muitas vezes, os crimes ocorrem dentro das próprias famílias. Na opinião do deputado, é preciso se investir em Educação para combater o problema e encorajar a população a fazer denúncias.

“Os números mostram que é preciso atentarmos à questão educacional, às mudanças de cultura e lembrar sempre que o fato de não denunciar ou esquecer essa questão é o mesmo que pactuar com os crimes”, disse o deputado.

Sobre a luta antimonicomial, o deputado afirmou que faltam condições para tratamentos dignos à população que sofre com transtornos mentais e é preciso se trabalhar para que os doentes se mantenham entre a sociedade, mas com os cuidados adequados. O deputado afirma que uma forma de colaborar para o fim dos manicômios é investir na ampliação e fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) pelo país.

“Os manicômios são verdadeiras prisões para alguns doentes mentas. Hoje é um dia de se homenagear todos os que se dedicam a essa luta, sejam os profissionais ou familiares. Contudo, é preciso que a luita seja diária e que se modifique a situação de abandono aos CAPS”, cobrou o deputado.

Política 

Além do registro sobre as datas, Mineiro também voltou a criticar a postura do governo do presidente em exercício do Brasil, Michel Temer (PMDB). O deputado criticou declaração do ministro Marcos Pereira (PRB), que assumiu a pasta da Indústria e Comércio e afirmou que não têm muita afinidade com o setor. O deputado, ainda em seu pronunciamento, criticou indicação de homem ligado ao ensino privado para secretaria do Ministério da Educação voltada ao ensino superior e também o fim do Ministério da Cultura.

“As máscaras estão caindo. Até quem era contra a presidente Dilma Rousseff está vendo que o governo golpista representa o retrocesso”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *