Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h11 CulturaDestaque Nenhum comentário
Único festival do gênero no país chega a sua 15ª edição, sendo a 6ª no RN.

Único festival do gênero no país chega a sua 15ª edição, sendo a 6ª no RN.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Sonhos, cinema e crianças. Vem aí, uma programação colorida e animada para o feriado e final de semana. A partir do dia 02 de novembro até o dia 12, Natal recebe mais uma edição do Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI. O único do gênero no país que completa 15 anos, destes, seis em Natal. Com curtas e longas, brasileiros e internacionais, o FICI ocupa as salas do Cinemark com sessões ao custo de R$12 para todos, em dois finais de semana, consecutivos.

Reconhecido como “cinema exclusivo para crianças”, o festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Este ano, a programação reúne 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento. O festival abre espaço, estimula, conta e reconta a produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil através dos debates do Fórum Pensar a Infânciaque acontece de 6 a 9 de novembro, na UFRN, em Natal.

Para estimular o pensamento crítico dos pequenos, acontecem as tradicionais sessões ‘Pequeno Jornalista’ e ‘Pequeno Cientista’. No primeiro, as crianças terão a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme ‘Do Meu Tamanho. Dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em ‘Wall-E’, poderão ser esclarecidas com um especialista no tema, logo após uma exibição que promete muita diversão e aprendizado aos pequenos.

Visando o debate na formação de cidadãos, o evento realiza a Mostra Novos Jovens, um encontro marcado com pré-adolescentes e adolescentes para assistir e discutir os assuntos abordados nos filmes da programação da mostra, como ‘Filhos de Bach’, coprodução Brasil – Alemanha, e os filmes franceses ‘Garota Impossível’ e ‘O Novato’.

Para valorizar e revelar o que há de melhor na produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil, o FICI exibirá os curtas-metragens selecionados durante a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que fomenta o reconhecimento de novos cineastas brasileiros e suas obras. Os 22 curtas concorrentes serão exibidos em sessões no Cinemark, no Midway Mall, no dia 3 de novembro e a etapa final da premiação contará com um júri formado exclusivamente por crianças da cidade de Natal, elegendo os melhores curtas de live- action, animação e da Mostra Teen no dia 6 de novembro.

Para o Programa Internacional, serão apresentados títulos com dublagens exclusivas. Em cartaz estarão produções como a alemã ‘Do Meu Tamanho’, que conta a história de um menino que mora em um orfanato e sonha em conhecer seu pai. Por isso, ele vai ao seu encontro e, dali, nasce um novo relacionamento. A animação ‘Os Comedores de Meia’, da República Tcheca, Eslováquia e Croácia, apresenta a história de criaturinhas que vivem ao nosso lado e, sem que ninguém perceba, comem nossas meias. Também da República Tcheca, será exibido o filme ‘Pat & Mat’, derivado da série homônima e já apresentada no Brasil com o título ‘Zeca & Joca’. O longa é composto por uma coletânea de histórias nas quais os personagens criam saídas inventivas e bem-humoradas para problemas do dia-a-dia.

As produções audiovisuais mexicanas terão espaço na programação com a mostra ‘Foco México’, que conta com películas selecionadas pelo consulado do México. Haverá sessões de dublagem ao vivo dos filmes A Fantástica Fórmula do Dr. Funes’, dirigido por José Buil e do divertido Por Meus Bigodes’, de Miguel Caramés. Dentro dessa programação, haverá também exibições de uma seleção de seis curtas mexicanos de animação.

A Holanda também estará bem representada no Festival, por meio do ciclo ‘Mestres da Infância’, que levará às telonas três trabalhos assinados pela roteirista holandesa Mieke de Jong: ‘O Circo de Rinti’, ‘Professor Sapo’ e ‘Sem Famíliasérie inédita no Brasil, que teve sua première no FICI São Paulo com a presença da roteirista e será exibido novamente apenas em Natal.

Há também as sessões com Dublagem ao Vivo, trazendo longas-metragens exibidos nem sua língua original, porém com dublagem feita por profissionais em tempo real dentro da sala de exibição. O programa contará com filmes como ‘Kai’, da Coreia do Sul, desenho animado que conta a história de um garoto que resgata a irmã e protege a aldeia onde vive; ‘O Reino dos Sapos’, animação chinesa que será exibida em 3D, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem para competir por sua liberdade; e Um Cavalo Chamado Elefante’, de Andrés Waissbluth, que conta as aventuras de dois meninos que após receberem a missão de cuidar de um cavalo, penetram no mundo do circo para recuperá-lo e conhecem a equilibrista Ana, sua companheira nesta incrível aventura.

O Festival conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, BNDES, Petrobras, Cinemark, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, Unimed Natal, apoio institucional da UFRN, apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, Afinal Filmes.

Serviço – Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI

Local: Cinemark Midway Mall (Av. Bernardo Vieira, 3775 – Tirol

Meia-entrada para todos: R$ 12 por sessão

Fórum Pensar a Infância – de 06 a 09 de novembro na UFRN

Vagas Limitadas

Inscrições através do site: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *