Redação/eliasjornalista.com
Nomes da fotografia nacional como Paulo Rossi (PB) e Miguel Chikaoca (PA), participaram do último dia da 2ª edição do festival Foto Riografia do Norte, realizado neste sábado (18), no IFRN, campus Cidade Alta, em Natal. Os profissionais ministraram palestras com leitura de portfólio e Oficina Lúdica de Fotografia, respectivamente. Coube a prata da casa, o fotógrafo Henrique José (RN), ministrar a palestra de encerramento sobre produção cultural de fotografia no mercado potiguar e a ONG Zoom.
A segunda edição do Festival Foto Riografia do Norte trouxe uma constatação, esta edição tornou-se bem maior do que a primeira, afirmou Alex Gurgel, presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto). “Na primeira edição em 2012, fizemos tudo com recursos do próprio bolso, e agora tivemos o apoio da prefeitura através da lei municipal de incentivo à cultura Djalma Maranhão, com o patrocínio da Unimed Cultural”, ressalta.
“Um dos pontos positivos do evento foi a constatação de que o público participante foi misto, amadores, avançados e profissionais estiveram no festival por uma causa comum, o amor a fotografia. Isso nos remete a mais pessoas se interessando pela fotografia, como fazê-la e como se integrar a este universo”.
“A intenção da Aphoto é incluir o evento em 2015 no calendário da prefeitura, dentro das comemorações do “Natal em Natal”, o nosso objetivo maior e incluir no calendário da prefeitura no ano que vem, principalmente por conta do prêmio Bruno Bougard de Fotografia”, com premiação em dinheiro para os 5 primeiros colocados, e a realização de uma exposição coletiva reunindo os 20 melhores trabalhos”, finaliza.
A 2ª edição do festival “Foto Riografia do Norte”, realizada pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), foi viabilizada através da Lei Municipal Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura e com patrocínio da UNIMED Cultural.
Paulo Rossi (PB):
Paulo Rossi é fotógrafo há mais de 20 anos tendo atuação voltada basicamente para a foto-reportagem e para o ensino da fotografia. Iniciou sua carreira de fotojornalista na ONG IN.Formar Cultura e Educação Popular, fotografou para o Jornal Clube News do Diário do Grande ABC, para a Agência Angular de Fotojornalismo, para a Revista Nova Escola da Abril Cultural, e para uma série de assessorias de imprensa.
Como professor ensinou nos cursos livres de fotografia do SENAC-SP e, na mesma instituição, no curso de Bacharelado em Fotografia onde ministrou disciplinas técnicas e teóricas dentre as quais Sociologia, História da Fotografia na América Latina e Movimentos Estéticos da Fotografia. Foi professor no Zarinha Centro de Cultura, e atualmente é coordenador dos cursos de fotografia da Casa das Artes Visuais.
Miguel Chikaoca (PA):
Miguel Chikaoca graduou-se em engenharia pela Universidade de Campinas (SP) em 1976. Depois de três anos estudando na École Supérieure de Mécanique et Électricité, em Nancy, voltou para o Brasil em 1980 e abandonou a carreira de engenheiro para trabalhar como repórter fotográfico em Belém. Foi colaborador das agências F4 e N Imagens, antes de entrar para a cooperativa Kamara Kó (“os amigos”, em língua tupi). Passou então a se dedicar especialmente aos problemas ambientais da Amazônica. Promoveu iniciativas como o Foto-Varal (exposições em locais públicos da capital paraense), além de oficinas e palestras.Fundou em 1983 o grupo Fotoativa, mais tarde transformado em associação . Recebeu em 2012 a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.
G A L E R I A DE F O T O S:
Deixe um comentário