Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h12 DestaqueFotografia Nenhum comentário
Isadora Escóssia, que já expôs em Londres, Paris e Porto Alegre, mostra pela primeira vez seu trabalho na cidade Natal.

Isadora Escóssia, que já expôs em Londres, Paris e Porto Alegre, mostra pela primeira vez seu trabalho na cidade Natal.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Desembarca em Natal no próximo dia 16 de dezembro a exposição de fotos “O Véu do Reflexo”, da fotógrafa potiguar Isadora Escóssia. Até o dia 30 de dezembro, no Between Petrópolis estarão expostas 25 fotos, tiradas a partir dos reflexos de vitrines e janelas encontrados nas ruas da Europa, onde vive.

“Faz quatro anos que tiro fotos de reflexos e decidi expor pela primeira vez em Natal, na cidade onde cresci, para compartilhar essas imagens que viraram, de certo modo, minha obsessão fotográfica. Com essa técnica não sabemos direito o que está dentro ou fora, na frente ou atrás, de modo que aquilo que vemos fica como que encoberto por um véu de subjetividade”, conta a psicóloga, que mora na França há oito anos e é doutoranda em psicanálise.

Isadora explica que o cotidiano é sua inspiração, chamando atenção para coisas que acabam fugindo à percepção rápida do olhar, fazendo com que detalhes corriqueiros sejam frutos de surpresas poéticas do dia-dia. “Para fotografar reflexos é preciso resistir a focalizar no que está dentro ou fora, focando naquilo que se encontra entre os dois. O foco é uma escolha que o fotógrafo faz daquilo que parece mais importante num cenário qualquer. Trabalhar com reflexos pluraliza essa escolha pois o desfoque da foto permite um jogo de cores e formas sem artifícios de edição”, completou.

As imagens serão vendidas a preços acessíveis. A ideia da artista é que com o preço em conta, os consumidores possam contribuir para que esse tipo de percepção sirva de inspiração para os caminhos habituais. “A produção artística é como um véu com o qual o artista tenta se esconder, ao mesmo tempo em que se exibe, que se deixa perceber por aqueles que se interessam por sua arte. Dentro da palavra véu, existe um “eu” que se apaga e se mostra cada vez que eu coloco o olho na câmera para fotografar. Meu trabalho fala desse tipo de estranhamento encantador que pode nos surpreender nos reflexos das ruas”.

Essa será a primeira exposição solo da fotógrafa, que faz parte de um coletivo de artistas independentes pluricultural, intitulado “Miscelânea Art Club”. Em grupo, eles já expuseram no Théâtre de l’Orme em Paris; no Vauxhall Gardens Community, em Londres e no Entreato, em Porto Alegre.

A partir do dia 3 de janeiro, a exposição O Véu do Reflexo segue para o Mahalila Café e Livros, em Lagoa Nova.

Serviço

O Véu do Reflexo

Local: Between Petrópolis – em frente ao Atheneu

Período: 16 a 30 de dezembro

Abertura da exposição dia 16 de dezembro, a partir das 20h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *