Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 23h04 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Governador destaca pioneirismo do RN durante abertura do Fórum Nacional Eólico e Solarinvest 2016.

Governador destaca pioneirismo do RN durante abertura do Fórum Nacional Eólico e Solarinvest 2016.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O governador Robinson Faria destacou a posição de líder do Rio Grande do Norte na geração de energia eólica, durante a fala de abertura do Fórum Nacional Eólico e do Solarinvest 2016, ambos realizados na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal. Os eventos, iniciados nesta segunda-feira, 18, seguem até amanhã, 19, com o propósito de discutir os aspectos regulatórios, operacionais e de política setorial do segmento de energias renováveis.

“Temos hoje o maior número de megawatts instalados, o maior número de turbinas instaladas e as duas cidades com maior geração do Brasil: Parazinho e João Câmara. Com 120 parques eólicos em operação e outros 50 em produção, o RN é responsável pela geração de 2,6 gigawatts. Isso é mais de 30% de toda a geração deste tipo de energia no Brasil”, destacou Robinson Faria.

EVENTO

O Fórum Nacional Eólico, também chamado de carta dos Ventos, e o Solarinvest, que acontecem pela primeira vez de forma concomitante, tiveram sua primeira edição realizada na capital potiguar em 2009. Para o presidente nacional do Fórum, Ricardo Sucesso, o retorno ao Rio Grande do Norte foi uma decisão bastante acertada.

“Muito bom fazer no RN um evento nacional com abrangência internacional. A gente percebe a excelência dos fornecedores e hospitalidade das instituições públicas e privadas. E o principal foi o extraordinário apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, que foi decisivo para essa realização. Fazer o fórum no RN foi a melhor decisão.

A primeira Carta dos Ventos, emitida em 2009, contou com a assinatura do governador Robinson Faria, então presidente da Assembleia Legislativa.

PARQUE TECNOLÓGICO

Durante a abertura dos dois eventos, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, anunciou o início de trabalhos para construção do Parque Tecnológico do RN, que representa um grande passo na área de pesquisa e inovação também no que se refere a energias renováveis.

“O parque vai dar condições de empresas instalarem suas pesquisas em energia solar e eólica em espaços seguros e com toda infraestrutura. É um empreendimento financiado pelo Banco Mundial, estimado em 44 milhões de dólares, e que deve ficar pronto em 24 meses”, explicou Azevedo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *