Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h05 DestaquePolítica Nenhum comentário
Governador participa da abertura do I Workshop de Segurança Pública.

Governador participa da abertura do I Workshop de Segurança Pública.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O governador Robinson Faria participou da abertura do I Workshop de Segurança Pública, na Escola de Governo, realizado através da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), na manhã desta quinta-feira (28). O Diagnóstico da Situação da Segurança Pública no Rio Grande do Norte, feito pelo consultor José Luíz Ratton, foi divulgado através do programa RN Sustentável. O Diagnóstico tomou como base dados oficiais entre os períodos de 2000 a 2014. Para participar dos debates, foram convidados representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

“Hoje é um dia muito esperado porque estamos aqui reunidos para analisar e discutir políticas públicas que venham efetivamente mudar a realidade da violência no Estado e que voltemos a dormir tranquilos num Rio Grande do Norte mais seguro”, disse o governador Robinson Faria na abertura do evento, lembrando que o Diagnóstico foi encomendado no final do ano passado quando ele ainda era vice-governador. “Incorporei esse desafio na minha gestão e, até o último dia, não cessarei as iniciativas em gestão de políticas de Estado para que possamos oferecer mais segurança para a população”, afirmou o Chefe de Estado.

Ratton apresentou um resumo do Diagnóstico para os presentes, apontando os principais indicadores da violência: entre 2011 e 2014 os crimes violentos aumentaram cinco vezes mais que a média aceita pela Organização das Nações Unidas, que é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes; o Leste Potiguar apresenta concentração maior de crimes violentos, seguida pelo Oeste Potiguar; além de Natal, os municípios mais violentos, tomando como base as taxas de homicídio são Mossoró, Extremoz, São José do Mipibu, Ceará-Mirim, Baraúna, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, segundo dados do Itep; as microrregiões de Natal, Mossoró e Macaíba, juntas, reuniram cerca de 84% de todas as ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLIs).

“Esse estudo nos permite uma compreensão mais específica sobre o perfil da segurança pública no estado e a partir daí definir as medidas necessárias de combate à violência. Nosso objetivo tem sido trabalhar dia e noite para reduzir esses indicadores. Em todo o país há uma tendência de adotar mudanças nas políticas de segurança, buscando mais união entre as instituições, sejam elas públicas ou privadas”, declarou a secretária de Segurança Kalina Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *