Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

Governo discute gestão de recursos hídricos com Agência Nacional das Águas. (Foto: Demis Roussos).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada da equipe de recursos hídricos do Governo, recebeu na tarde desta quinta-feira (7), uma delegação de dirigentes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para discutir a gestão compartilhada de recursos hídricos do Rio Grande do Norte.

“O retrato que fica dessa reunião é o planejamento e a ação integrada junto aos diversos órgão e instituições. Precisamos trabalhar juntos com uma visão sistêmica, levando em consideração o papel que cada órgão desempenha para que possamos avançar nos projetos e ações de segurança hídrica em nosso estado”, destacou a governadora. Ela enfatizou também o compromisso de buscar fluxo financeiro para a conclusão da obra de Oiticica. “Oiticica é um compromisso sagrado, por toda a história de luta que tivemos com a realização daquilo que é um sonho e está se tornando realidade. Um sonho de cidadania e dignidade para a população”.

Antes da reunião com a governadora, a delegação passou a manhã reunida na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para discutir todos os itens da agenda da tarde e tratar mais detalhadamente os projetos dos convênios realizados entre a agência e o Governo Estadual.

Durante a reunião, além de reforçar as parcerias para agilizar a conclusão da barragem de Oiticica, foram discutidas também estratégias de avanço e consolidação do sistema adutor do RN, os programas de convivência com o semiárido, como o Progestão e o Projeto Seridó, e questões de fiscalização e reparos nas principais barragens do estado.

A governadora ressaltou também a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RN. “Faço questão de enaltecer o papel do Comitê de bacias. Tudo faremos para apoiar e incentivar o comitê pelo papel que exerce. É o Governo e a sociedade juntos, debatendo de forma séria, pautando o trabalho e as políticas de convivências”, pontuou ao afirmar que as questões hídricas estaduais precisam ser debatidas de forma sistemática e transparente.

Ricardo Andrade, diretor de gestão da ANA, reafirmou a importância das ações desenvolvidas no estado. “A agenda do RN é riquíssima para nós. É um estado que faz o dever de casa e possui muitos projetos ricos, tanto que o priorizamos como um dos primeiros quatro estados a serem visitados nesta nova fase de gestões governamentais”. Representando a ANA, o diretor reafirmou a parceria e lembrou que são muitos os desafios para operacionalizar as ações. “Nós temos uma relação muito profícua com o RN e com certeza seremos muito bem recebidos por uma equipe bem preparada, profissional e de competência, o que faz com que nós da ANA tenhamos muita confiança, ainda mais pelo comprometimento político da governadora e do senador Jean-Paul Prates”, completou.

Também participaram da reunião o senador Jean Paul Prates, o vice-governador Antenor Roberto, Oscar Cordeiro, diretor de regulação da ANA, Tibério Magalhães Pinheiro, superintendente de implementação de programas e projetos (SIP/ANA), Humberto Gonçalves, superintendente de apoio ao sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos (SAS/ANA), Flávia Barros (Coordenadora do PISF na ANA), Ângelo Guerra, diretor Geral do DNOCS, secretários e gestores estaduais, João Maria Cavalcanti (Semarh), Caramuru Paiva (Igarn), Roberto Sérgio Linhares (Caern), Leonlene Aguiar (Idema), Paulo Varella, presidente dos Comitês de Bacias do RN, Carlos Nobre, coordenador do COGERH/SEMARH, Procópio Lucena (Seapac), Rodrigo Guimarães de Carvalho, presidente do Comitê de Bacia do Rio Apodi-Mossoró.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *