Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 16h04 Geral Nenhum comentário

Governo divulga projetos selecionados para apoio à agricultura familiar.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, divulgou no último sábado (14) o resultado parcial de três editais que irão fomentar a agropecuária potiguar. Os editais de Registro Sanitário das agroindústrias da agricultura familiar (edital 4), Apoio a subprojetos da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados (edital 5) e Apoio a subprojetos da Cadeia da Fruticultura Irrigada (edital 6). Estão sendo beneficiadas 76 organizações produtivas (associações e/ou cooperativas) e 1519 famílias, que receberão recursos para incrementarem seus negócios e se tornarem ainda mais competitivas.

A ação é coordenada pela Secretaria de Agricultura. Para ter acesso aos resultados dos Editais, as organizações que manifestaram interesse devem acessar o site: www.governocidadao.rn.gov.br. No período de 16 a 30 de abril, no horário das 8h às 17h, as equipes do Projeto estarão de plantão para atendimento de dúvidas e resoluções das pendências na sala da UGP/SEPLAN.

O governador Robinson Faria destaca que a partir destes investimentos, os agricultores familiares potiguares vão se profissionalizar e terão a garantia de geração de renda. “Eles terão a própria renda e irão fomentar a economia dos municípios do interior”, diz.

Para o coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo, o Estado está cumprindo seu papel de fortalecer a agricultura familiar dando oportunidade a mais de 1519 famílias. “Com o aperto da legislação e dos órgãos fiscalizadores, o pequeno agricultor não estava mais conseguindo vender seus produtos. Com esses investimentos todos vão poder se adequar e voltar a comercializar em supermercados, programas institucionais como o compra direta”, explica.

Já o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, lembra que os editais receberam muitas manifestações de interesse, mas as equipes do Governo se preocuparam em selecionar projetos viáveis e autossustentáveis. “Entendemos que investimentos importantes como esse precisavam ser direcionados a organizações e projetos promissores e sustentáveis”, acrescenta.

Edital 4 – Registro Sanitário das Agroindústrias da Agricultura Familiar

O principal objetivo deste edital é o apoio financeiro e técnico às organizações da agricultura familiar através da adequação da agroindústria existente, tornando-a apta a receber o registro sanitário (legalização). Estão sendo contemplados os projetos de iniciativas de negócios sustentáveis voltados a organizações produtivas, em áreas urbanas e rurais, que manipulem, processem e/ou beneficiem produtos de origem animal e vegetal, que tenham sido sujeitas a fiscalização prévia conforme legislação sanitária vigente e que visem a obtenção de registro ou alvará sanitário.

Serão financiados 38 subprojetos de organizações da agricultura familiar nas áreas de apicultura, cajucultura, fruticultura, leite e derivados, ovinocaprinocultura e pescado, distribuídas em todos os territórios do estado.

A expectativa é regularizar as organizações para que elas possam acessar mercados e comercializar seus produtos em mercados institucionais e tradicionais.

Confira o resultado parcial do Edital 4 no site: http://www.governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=941

Edital 5 – Apoio a subprojetos da cadeia produtiva do leite e derivados da agricultura familiar

O objetivo principal deste Edital é o apoio financeiro e técnico às organizações produtivas da agricultura familiar, por meio da melhoria dos sistemas produtivos existentes na cadeia do leite e derivados. Os Projetos de Iniciativas de Negócios Sustentáveis (PINS) visam a inclusão produtiva e o acesso a mercados, que se dará a partir da modernização e diversificação dos sistemas de produção, melhoria da produtividade, transformação, legalização, classificação, padronização, beneficiamento, armazenamento, logística e comercialização de produtos, observando o atendimento das exigências ambientais e sanitárias, possibilitando o aumento da competitividade e acesso a novos mercados.

Serão financiadas 46 organizações da agricultura familiar, das quais, duas cooperativas e seus cooperados (queijeiras) no Território Seridó, que receberão estímulo à produção primária e beneficiamento e inserção dos produtos no mercado.

Especificamente para o Território do Seridó, objetiva-se a estruturação das agroindústrias (queijeiras), de propriedade de agricultores familiares ligados a uma cooperativa da agricultura familiar, com vistas à regularização junto aos órgãos de inspeção sanitária para obtenção do selo de inspeção sanitária, podendo ser na esfera municipal, estadual ou federal, através da adequação da estrutura física do empreendimento, aquisição de máquinas e equipamentos, logística de transporte, comercialização e capacitação dos funcionários.

Confira o resultado parcial do Edital 5 no site: http://www.governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=942

Edital 6 – Apoio à subprojetos na fruticultura irrigada da agricultura familiar

O objetivo principal deste edital é o apoio financeiro e técnico às organizações produtivas da agricultura familiar, por meio da melhoria dos sistemas produtivos existentes na cadeia da Fruticultura Irrigada. Serão apoiados subprojetos de Iniciativas de Negócios Sustentáveis (PINS) voltados à inclusão produtiva e o acesso a mercados, que se dará a partir da estruturação e modernização da cadeia produtiva da Fruticultura irrigada, através da melhoria da produção primária, do beneficiamento e da comercialização dos produtos.

Estão sendo beneficiados 30 subprojetos, com investimentos segundo a problemática específica do plano de negócios (adequação das agroindústrias, produção, beneficiamento, logística, comercialização/mercado).

Confira o resultado parcial do Edital 6 no site: http://www.governocidadao.rn.gov.br/?pg=noticias&id=943

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *