Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h05 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Robinson Faria responde às reivindicações do Grito da Terra falando diretamente com os agricultores no pátio do Centro Administrativo.

Robinson Faria responde às reivindicações do Grito da Terra falando diretamente com os agricultores no pátio do Centro Administrativo.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O governador Robinson Faria desceu a rampa da Governadoria e, mais uma vez, recebeu na área externa do Centro Administrativo o movimento rural do Estado. Dessa vez, foram os agricultores que vieram representar o Grito da Terra, comandado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn). Sob o sol do meio-dia, Robinson Faria agradeceu a visita de todos os agricultores familiares e fez questão de enfatizar que seu Governo será “do diálogo”. O motivo principal para que ele recebesse agricultores e agricultoras fora do Gabinete foi que ele fez questão de ler para todos os presentes, e não somente para uma comissão, a síntese do documento que foi entregue ao presidente da Fetarn, Manoel Cândido, com as respostas do Governo sobre as pautas de reivindicação. “Desde a apresentação das reivindicações um grupo de doze secretários se pôs à disposição dos trabalhadores para encaminhar os pedidos dos agricultores”, afirmou o Governador.

Dentre as primeiras respostas do Governo do Estado à Pauta do Grito da Terra, um movimento regional e nacional, constam os seguintes itens: a retomada da construção da Estrada da Produção, com o primeiro trecho que liga São Tomé a Serro Corá para ficar pronto até o final do ano; reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o Semiárido; instalação de um Gabinete de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos para garantir o abastecimento de água; a contrapartida do Garantia Safra, com o compromisso de pagar em tempo hábil o aporte relativo ao que diz respeito ao Estado; a licitação da Barragem Umarizeiro, em Umarizal; a criação de um grupo de trabalho para elaborar a proposta do Centro de Referência de Manejo Sustentável; até o final de Junho será apresentado o Plano de Operações no meio rural pela Secretaria de Defesa Social. E, por último, o Governador deu a boa notícia às mulheres do movimento rural que corriam o risco de não conseguir participar da 5ª Marcha das Margaridas, marcada para agosto, que vai para Brasília (DF), garantindo a cessão à Fetarn de seis ônibus custeados pelo Governo para o transporte delas.

Manoel Cândido agradeceu a atenção do governador Robinson Faria, enaltecendo a atitude “inédita” de sair do Gabinete e receber o povo do lado de fora – nunca vivido antes pelo movimento rural em Governos anteriores – e agradeceu também a atenção recebida por todas as Secretarias de Estado que dialogaram com a Fetarn desde o início do ano e com mais ênfase nos últimos quinze dias. “Eu disse a toda minha equipe que recebesse vocês com toda a atenção e respeito nesse período de negociação e quero dizer também essa é a primeira etapa desse diálogo que vai existir durante toda minha gestão”

Robinson Faria havia recebido a pauta no dia 29 de abril passado, no Auditório da Governadoria e, antes da data de hoje, o presidente da Fetarn, Manoel Cândido – e sua comissão – foi recebido por diversas Secretarias de Estado, como Sape, Seara, Emater, Semarh, bem como a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Defesa Social, da Mulher e da Juventude, para que cada ponto da pauta pudesse ser discutido dentro de suas competências.

Assecom-RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *