Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 14h08 DestaquePolítica Nenhum comentário
Governador lança Projeto de Modernização que visa reforma administrativa no Estado.

Governador lança Projeto de Modernização que visa reforma administrativa no Estado.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O governador Robinson Faria lançou na manhã de hoje (26) na Escola de Governo o Plano de Modernização de Gestão Pública do Governo do Rio Grande do Norte que pretende inaugurar uma nova visão de médio e longo prazo para as ações governamentais dentro do conceito de governança. A partir de amanhã cem servidores públicos de diversas Secretarias de Estado farão um curso de capacitação pela empresa contratada, a Consultoria Publix para iniciar a prática dos três eixos centrais desse novo planejamento que, em outras palavras, trata de uma reforma administrativa.

“Pela primeira vez eu vejo um Governo que planeja, discute metas e insere, efetivamente, as necessidades da sociedade, não só para essa gestão como para as próximas gerações”, disse o governador em seu discurso. Ele lembrou também que as ações que têm pautado o Governo do Estado são possíveis porque ele pôde fazer escolhas técnicas para compor a sua equipe e conclamou todos os servidores a participarem junto com ele desse “sonho” de “ousar” e fazer acontecer. “O Governo do impossível está mostrando que é possível, está dando certo e vai dar muito mais certo. Para isso, cada um terá de assumir o compromisso com suas responsabilidades”.

O projeto de Modernização da Gestão Pública do RN foi elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), em parceria com o Banco Mundial. De acordo com o titular da pasta, Gustavo Nogueira, o projeto governamental solicitado pelo governador visa ações efetivas sobre o que a sociedade realmente precisa. Durante sua explicação de como se estrutura o projeto, Nogueira fez questão de frisar diferenças entre medidas e metas: “Medidas são quando se compra 15 mil carteiras de sala de aula; metas são quando a gente planeja para melhorar os índices do Ideb”, disse ele na intenção de explicar ao público – formado por servidores públicos de todas as Secretarias de Estado, bem como seus respectivos secretários, que o Governo estabelecerá metas que melhorarão a vida do potiguar a curto, médio e longo prazo.

Dentre as metas estabelecidas no projeto que tem três eixos centrais: Estratégia; Organização e Processo, Nogueira falou da necessidade da recuperação econômica gradual e progressiva do Estado, que deverá ser feita contando com a participação de todas as Secretarias, além de ações como interiorização das políticas públicas, parcerias com a iniciativa privada, responsabilidade fiscal e articulação com a macro-economia brasileira. “Temos que abraçar fortemente um novo modelo de governança”, incentivou Nogueira. Falaram também aos presentes, detalhando os eixos centrais, os consultores da Publix, Caio Marini e Renata Vilhena. Essa última foi secretária de Planejamento de Minas Gerais, com vasta experiência em gestão pública. Enquanto descrevia as metas e ações para os próximos 15 anos, Vilhena apontou para uma importante ferramenta para que o planejamento que está sendo desenhado no momento tenha êxito: “Não adianta termos um modelo desenhado sem liderança e engajamento dos servidores”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *