Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h03 DestaqueFotografia Nenhum comentário

O professor e fotógrafo Henrique José autografa seu livro “Os Novos Fotógrafos Brasileiros”, sendo observado por esposa e filha, na livraria Saraiva no Shopping Midway Mal, em Natal.

O livro "Aos Novos Fotógrafos Brasileiros" do professor e fotógrafo Henrique José, reúne em uma única obra diversas contribuições para o olhar fotográfico contemporâneo.

O livro “Aos Novos Fotógrafos Brasileiros” do professor e fotógrafo Henrique José, reúne em uma única obra diversas contribuições para o olhar fotográfico contemporâneo. Foto: Canindé Soares.

Redação/eliasjornalista.com

“Aos Novos Fotógrafos Brasileiros”, título do livro do fotógrafo e professor, Henrique José. O lançamento seguido da Exposição da série de Lomografias aconteceu na noite desta quarta-feira (13), na livraria Saraiva, do Shopping Midway Mal, em Natal.

O livro reúne em uma única obra diversas contribuições para fazê-lo e pensar fotográfico no Brasil contemporâneo. Em um primeiro contato com o livro e também com a exposição da série de LOMOGRAFIAS (Fotos feitas com máquina LOMO que utilizam filmes de películas), há um estranhamento, principalmente por se deparar com o formato em 10cm X 15cm, algo incomum para os livro de fotografias tradicionais.

O estranhamento no olhar fotográfico. “Na verdade esse livro é a junção de algumas coisas, primeiro um trabalho de pesquisa com a linguagem artística utilizando as câmaras LOMO, que é um tipo de máquina que tem uma proposta diferente com a fotografia, como resgate das câmeras que utilizam negativos, além da proposta da liberdade maior do ponto de vista da expressão, onde cada máquina dar um resultado diferente”, explica Fernando José.

A inspiração para edição do livro nasceu em 2010, na cidade de Brasília-DF. “A segunda junção, nasceu no encontro da fundação da Rede de Produtores da Fotografia Brasileira (RPCFB), que é a entidade que reúne vários fotógrafos brasileiros. Levei as máquinas LOMO, além de entrevistar vários fotógrafos, onde foram feitas três perguntas comum a todos (Qual o panorama da fotografia brasileira hoje? Qual a importância da criação da Rede? e Qual a mensagem para o novo fotógrafo?). A partir da terceira pergunta nasceu a ideia de editar o livro para novos fotógrafos com depoimentos de 19 profissionais do seguimento, onde juntei as fotografias tiradas com as máquinas LOMO e os depoimentos dos profissionais, que vão ajudar aos iniciantes na arte fotográfica”, disse.

“A ideia do livro é essa mesma, causar um estranhamento aos que vem conhecer o trabalho. Utilizei o 10cm x 15cm e o espiral para fazer uma brincadeira com o formato da câmera, ou seja juntar a brincadeira com a coisa séria e produzir este resultado: o nascimento de um livro que gerou também uma exposição” encerrou.

A exposição ficará aberta a visitação até o dia 13 de abril, no horário de 10h às 21h e o livro encontra-se a venda na livraria Saraiva do Shopping Midway Mall.

Galeria de fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *