Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h10 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Horta Escolar será expandida para atender mais alunos de São Gonçalo. (Foto: Izaias Carlos).

Horta Escolar será expandida para atender mais alunos de São Gonçalo. (Foto: Izaias Carlos).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Dez escolas municipais serão beneficiadas com o projeto “Horta Escolar: um espaço pedagógico para práticas de educação nutricional e ambiental”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das Secretarias de Agricultura e da Educação, em parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O projeto deve beneficiar alunos do ensino infantil e fundamental 1 e 2, juntamente com toda a comunidade escolar. O objetivo é incorporar a alimentação adequada, nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, tendo como eixo a gestão das políticas públicas nas escolas municipais.

O projeto piloto já foi implantado na creche Maria Odete, localizada na comunidade de Poço de Pedra, zona rural do município. Com o sucesso da ação, a prefeitura decidiu expandir a atividade para outras unidades escolares. Dessa forma, já foi lançado o processo de licitação para aquisição de sementes que, logo após, permitirá a instalação das hortas.

Para o bom andamento do projeto, a Secretaria de Agricultura vai disponibilizar os insumos e a orientação do plantio. Já a Secretaria de Educação, vai trabalhar a parte pedagógica do projeto. Para tanto, os estudantes serão cadastrados em disciplinas com temas diversos, como alimentação, nutrição e ecologia. A finalidade é fazer com que as crianças sejam multiplicadoras desses hábitos e despertem na comunidade escolar a importância da agricultura.

Além de promover mudanças de valores e hábitos no público infantil, transformando os espaços ociosos em ativos, o projeto de cunho pedagógico e sustentável incorpora um cardápio proposto por nutricionistas, garantindo a segurança alimentar das crianças, uma vez que as hortas escolares não possuem risco de contaminação por agrotóxicos e transgênicos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *