Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 13h10 CulturaDestaque Nenhum comentário

Laura Sánchez e Rute Pinheiro lançam no próximo sábado o Livro “Nísia Floresta – Memória e História da Mulher Intelectual do Século XIX”.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A professora espanhola Laura Sánchez e a potiguar Rute Pinheiro lançam no próximo sábado (20) o livro “Nísia Floresta – Memória e História da Mulher Intelectual do Século XIX”. O evento acontece no restaurante Ello Orgânico, em Capim Macio, às 10h.

A obra é uma tentativa nobre e ao mesmo tempo pretensiosa, que tem por objetivo contribuir com o resgate da história intelectual da mulher do século XIX, período a partir do qual a mulher passou a aparecer como objeto de estudo da historiografia. Nessa época, enquanto a intelectualidade estava reservada somente ao sexo masculino, a escritora e educadora brasileira Nísia Floresta, considerada uma das primeiras feministas brasileiras, se revelava como uma mulher à frente do seu tempo, com diálogo ousado numa sociedade patriarcal, em defesa dos mais desfavorecidos e do direito a educação da mulher.

Dividido em quatro capítulos, o livro apresenta a história intelectual da mulher, o contexto histórico da mulher oitocentista, a biografia e faces de Nísia Floresta e o silêncio em torno da sua memória, complementando com a bibliografia comentada das obras da escritora potiguar, que permite ao leitor conhecer um pouco as suas publicações.

Propõe-se, assim, a ser mais uma fonte de informações que possibilite, tanto aos historiadores como aos os próprios leitores de livros de história e de biografias, a formação de uma consciência histórica e a reflexão sobre até que ponto esse passado ainda interfere no nosso presente, e do quão é importante o resgate da memória de nossas personalidades ilustres, a exemplo de Nísia Floresta.

O livro é resultado da pesquisa de mestrado elaborada por Laura Sánchez, que trabalha com a linha de “História e Memória” e de pesquisas independentes da outra autora da obra, Rute Pinheiro. O prefácio é assinado por Constância Lima Duarte, considerada uma das maiores pesquisadoras do universo nisiano.

O lançamento conta também com uma conversa entre as autoras, a ser mediada pela escritora potiguar e membro da Academia Norte-Riograndense de Letras Diva Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *