Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h09 CidadePlantão Nenhum comentário
Luta das pessoas com deficiência será homenageada em sessão solene na Assembleia.

Luta das pessoas com deficiência será homenageada em sessão solene na Assembleia.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte, o Setembro Verde, será marcado por uma sessão solene na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h, no plenário da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, pessoas ligadas à causa receberão homenagem do Legislativo Potiguar.

A sessão solene também acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 21 de setembro. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, no ano de 1982 e oficializada através da Lei Federal 11.133, de 14 de julho de 2005. Já o Setembro Verde foi criado através de projeto de lei apresentado pela deputada Márcia Maia e aprovado na Assembleia.

Representantes de associações, entidades representativas, paratletas, servidores da Casa e outras pessoas ligadas ao segmento estarão presentes no evento. Mais do que apenas um momento para prestar homenagem aqueles que lutam pela causa, a sessão trará ainda histórias de superação de quem ultrapassou os obstáculos criados em razão da deficiência e também renovará a cobrança por políticas públicas efetivas para o segmento.

De acordo com dados apresentados pela deputada Márcia, propositora da sessão, o Rio Grande do Norte está entre os 10 Estados da do país com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria. Além disso, em termos proporcionais, o estado possui o maior número de pessoas com deficiência no país.

“É um contexto que não pode ser ignorado. Uma gestão que pensa acessibilidade, não é apenas aquela que comemora uma data no calendário, mas que pensa nos cidadãos e no acesso deles não apenas físico às coisas, mas principalmente, aos direitos e políticas públicas. A cidadania deve ser garantida, a todos, o ano inteiro”, destacou a deputada e socióloga.

Para a parlamentar, as prefeituras precisam se unir ao Estado para promover políticas públicas articuladas para que a realidade das pessoas possa ser transformada. “A sessão será um momento para homenagear, mas também para promover uma reflexão e uma cobrança sobre o quanto ainda precisamos avançar na articulação e construção de um caminho para promover verdadeira inclusão social e a participação plena dessas pessoas na sociedade”, destaca Márcia.

A parlamentar é autora de mais de 10 projetos de lei com o objetivo de defender o segmento da pessoa com deficiência e tem realizado trabalho em prol dessas pessoas.

“Levantamos a bandeira da pessoa com deficiência e garantido a voz ativa para essa luta que precisa durar o ano inteiro”, lembrou Márcia.

Confira os homenageados

Arinaldo Ferreira do Nascimento – Jornalista
Carlos Augusto Lima de Araújo – Servidor da ALRN
Décio Gomes Santiago – Vice-presidente da Organização Nacional da Pessoa com Deficiência
Eduardo Luciano Gomes Bezerra – Paratleta do RN
Fátima Cristina Villani d. Melo – Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN)
Tércio Barreto Ramos Tinôco – Presidente da Sociedade Amiga dos Deficientes Físicos do RN (Sadef-RN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *