Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h05 DestaquePolítica Nenhum comentário
Câmara Municipal de Parnamirim debate redução da maioridade Penal com participação de estudantes.

Câmara Municipal de Parnamirim debate redução da maioridade Penal com participação de estudantes.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Câmara Municipal de Parnamirim promoveu na tarde deste sábado (9), o debate sobre a redução da Maioridade Penal com a participação de estudantes de movimentos estudantis.  O evento foi uma iniciativa da União Parnamirinense dos Estudantes (UPE), e contou com a presença dos deputados estaduais Carlos Augusto Maia e Fernando Mineiro, da secretária da Juventude do RN, Divaneide Basílio, do presidente da Upe, Francisco Junior, do presidente do Grêmio estudantil Socorro do Atanásio, Cleudson Junior e Bruno Francisco da Dimensão da Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida.

A maioridade penal é atualmente é um tema bastante polêmico e discutido pelos governantes, poder judiciário e a sociedade. A população passa por um momento de tensão com altos índices de criminalidade praticados por jovens menores cuja punição são as Medidas socioeducativas que são aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com a plateia composta por jovens da cidade de Parnamirim participantes de grupos de igrejas e movimentos estudantis, o debate foi realizado sobre o céu de brigadeiro. Na maioria das intervenções ficou evidente que a maioria dos presentes seria contra a redução da maioridade penal. Os jovens estavam ali para cobrar dos agentes do estado oportunidades iguais para jovens das periferias para que eles possam praticar esporte, estudar e ter uma chance de se profissionalizar e conquistar o primeiro emprego e com isso não enveredar pelo mundo do crime.

“Muitos estudos no campo da criminologia e das ciências sócias tem demonstrado que não há relação direta de causalidade entre a adoção de soluções punitivas e repressivas e a diminuição dos índices de violência. Dessa forma empurrando com a barriga daqui a no máximo 2 anos vão querer reduzir a maioridade penal para 14 anos. Precisamos sim levar políticas publicas aos locais conhecido pela sociedade que são violentos em nossa cidade. Existem bairros violentos com 85 mil moradores e nem uma escola do ensino médio construída, sem posto de saúde, quadra de esporte e acima de tudo sem programas e incentivo algum para os jovens que lá residem. Dessa forma não vamos resolver o problema da violência”, disse Fernando Mineiro.

  • _MG_6859
  • _MG_6863
  • _MG_6866
  • _MG_6872
  • _MG_6875
  • _MG_6877
  • _MG_6890
  • _MG_6895
  • _MG_6897

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *