Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 17h12 CidadePlantão Nenhum comentário

Mais de cinco mil pessoas foram beneficiadas com Cursos Profissionalizantes em 2018.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Cursos de qualificação profissional são uma boa oportunidade para quem deseja aprender uma profissão e abrir o próprio negócio. Ciente disso, a Prefeitura do Natal investiu fortemente neste tipo de serviço. Só em 2018 foram 5.060 vagas e 247 turmas para cursos de qualificação profissional.

Desde 2015 já foram ofertadas 25 mil vagas, uma média de 20 turmas por mês. Somente no ano passado, três mil certificados foram entregues pela Prefeitura no município, em diversos cursos, como: Recepcionista, Atendente de Farmácia, Iniciação a Informática, Rotinas Administrativas, Manicure e Pedicure, Corte de Cabelo, Bolos Artísticos, Bordado, Doces e Salgados e Pintura em Tecido. Todas as vagas são destinadas aos cidadãos atendidos pelas instituições que compõem a Rede Socioassistencial do município, às pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (acima de 16 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho.

Os cursos profissionalizantes, administrados pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) e pelo Setor de Ações para o Trabalho (SAT) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), atualmente, têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

 

“Os cursos oferecidos pela prefeitura, através da SEMTAS, vão além da qualificação profissional. Procuramos oferecer oportunidades que qualifiquem o aluno para o trabalho que ele vai exercer no futuro. Quando um aluno participa do curso de corte de cabelo, oferecemos outros cursos nesta área, como barbearia, por exemplo, para que no final do curso, ele se torne um profissional completo. Progredir na atividade que escolheram permite ao aluno cumprir as suas funções de forma mais eficaz”, explica a Secretária da SEMTAS, Maria José de Medeiros.

Tanto empenho e dedicação por parte da equipe do DDQP/SAT, não para por aí. A iniciativa da Prefeitura do Natal em ofertar os cursos profissionalizantes vai além. Desvenda sonhos e transforma realidades. “Trabalhar com a oferta destes cursos é gratificante, pois vai além de cumprir seu papel social. A iniciativa da prefeitura faz um verdadeiro resgate da cidadania, possibilitando que as pessoas descubram não só a capacidade de sonhar, mas de realizar este sonho. Em uma das últimas turmas que participei da entrega de certificados ficamos emocionados com o depoimento de uma das alunas do curso de Designer de Sobrancelhas. Emocionada, ela agradeceu a oportunidade, revelando que agora, com menos de 30 anos e mãe de seis filhos, ia poder dizer a eles que era uma profissional e possuía um diploma para provar isso. A comunidade ao qual ela pertence tem muitas histórias tristes”, disse Valéria de Oliveira Ferreira, chefe do Setor de Ações para o Trabalho da Semtas.

Ainda segundo Valéria, “mulheres que sofreram violência sexual, psicológica, que tentaram suicídio, mas que continuam acreditando num futuro melhor. E agarram cada oportunidade oferecida a elas. São guerreiras. Vibro com cada vitória. Esta semana, tivemos a contratação de cinco alunas do último curso de camareira e auxiliar de serviços gerais contratadas pelos hotéis da Via Costeira. Para mim, capacitar, servir e transformar vidas é a verdadeira missão do setor de ações para o trabalho”, ressalta Valéria de Oliveira Ferreira, chefe do Setor de Ações para o Trabalho da Semtas.

Em 2019, a expectativa do DDQP é ofertar mais cinco mil vagas em várias tipologias, sempre levando em consideração o aumento da demanda e a sugestão de alunos que concluíram os cursos, mas pretendem continuar se qualificando para enfrentar o mercado de trabalho. A previsão é que as inscrições para os novos cursos comecem a partir de fevereiro do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *