Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h10 CulturaPlantão Nenhum comentário
Manual do Câncer de Mama será lançado dia 20 na Rio Center do Natal Shopping.

Manual do Câncer de Mama será lançado dia 20 na Rio Center do Natal Shopping.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Idaisa Mota Cavalcanti poderia ter somente entrado para a estatística com mais uma mulher acometida pelo câncer, quando descobriu um nódulo na mama, em 2010. Invariavelmente entrou. Mas escolheu fazer desse momento seu ingresso em outra estatística: a daqueles que suplantam as próprias adversidades, extraindo delas forças para superá-las e motivação para ajudar outras pessoas a vencerem situações semelhantes. À época procuradora do Estado do RN em plena atividade, Idaisa se viu diante de uma realidade totalmente desconhecida de desafios, de medos e de novas necessidades de informações em relação à doença, ao tratamento e a direitos do paciente.

Se na condição de advogada desconhecia os caminhos que teria que desbravar, a quem recorrer e como fazer, como estariam tantas mulheres atravessando esse momento? A cada obstáculo, Idaisa Mota ia confirmando a sua certeza de que deveria escrever um livro e levar a outras pessoas a mais importante arma na prevenção, diagnóstico precoce do câncer e garantia do tratamento: informação. Foi então que decidiu transformar sua vivência registrada em diário e o aprendizado que teve no período do tratamento no Manual do Câncer de Mama – Dicas e Direitos para uma melhor qualidade de vida.

Diante da aceitação e sucesso das duas primeiras edições, Idaisa lançará, no próximo dia 20 de outubro, a 3ª edição revista, ampliada e atualizada do Manual. A sessão de lançamento e autógrafos acontece das 17h às 20h, na loja Rio Center do Natal Shopping. “Meu objetivo maior é tentar ajudar às pacientes e suas famílias, animando as portadoras de câncer para que não desanimem da luta, nem percam a esperança, pois essa dor pode ter um final feliz. O câncer tem cura. Outro objetivo do Manual foi enumerar leis, decretos, portarias e instruções normativas, citar a legislação que protege e beneficia as pessoas com câncer, pois, mesmo sendo advogada, tive inúmeras dificuldades em descobrir meus direitos como doente e como portadora de um câncer de mama”, afirma.

Idaisa Mota é atualmente procuradora do Estado do RN aposentada, advogada e sócia-fundadora do Grupo Reviver, que trabalha na captação de recursos para manter a Unidade Móvel de Saúde Savana Galvão, conhecida em Natal, principalmente no Mês de Outubro, pela realização de exames de mamografias gratuitas. Em julho, durante autoexame, Idaísa descobriu novo nódulo, desta vez entre a mama e axila direitas. Foi submetida a cirurgia e iniciará tratamento nos próximos dias.

Lançamento e Sessão de autógrafos

Manual do Câncer de Mama – Dicas e Direitos para uma melhor qualidade de vida

Data: 20 de outubro (sexta-feira)

Horário: Das 17h às 20h

Local: Rio Center – Natal Shopping

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *