Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h06 Marinha [ 2 ] Comentários

A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal será uma das atrações de Mostra da Marinha.

Redação/eliasjornalista.com

O Comando do 3º Distrito Naval realiza, entre os dias 6 e 29 de junho, uma série de eventos comemorativos ao 148º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, conforme a programação a seguir:

– de 6 a 8 de junho – Exposição de Material da Marinha, no Norte Shopping;
 9 de junho – às 10h, Regata “Batalha Naval do Riachuelo”, no Iate Clube do Natal;
– 11 de junho – às 10 h, Cerimônia Militar alusiva à Batalha Naval do Riachuelo com imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval, na Base Naval de Natal; e
– 29 de junho – das 8 às 17h, Ação Cívico-Social (ACISO), na Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque.

HISTÓRICO

Quando, em 1865, o Brasil foi levado a se juntar à Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai, a Marinha do Brasil assumiu o importante papel de proteger a Pátria e reconquistar os territórios invadidos pelo inimigo.

Na manhã de 11 de junho, sob o comando do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, notáveis brasileiros enfrentaram com bravura e destemor a ameaça estrangeira e reverteram a situação de desvantagem em que se encontravam, combatendo nas águas do Rio Paraná. Em região próxima à foz do riacho Riachuelo, a Força brasileira agiu com coragem, ousadia e amor à Pátria, empreendendo ações que fizeram as forças inimigas baterem em retirada.

Em memória à decisiva atuação do Almirante Barroso, aos atos de heroísmo de marinheiros que perderam suas vidas durante a batalha e à conquista do sucesso determinante na vitória final da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, a Marinha do Brasil comemora, anualmente, o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que foi instituída como a Data Magna da Marinha.

2 respostas para “Marinha expõe Material no Norte Shopping até domingo (9)”

  1. Na manhã de 11 de junho de 1865 , domingo da Santíssima Trindade, os vapores paraguaios, comandados pelo Capitão-de-Navio Mezza, aproximaram-se velozmente, aproveitando-se da correnteza favorável e passam pelos brasileiros em direção do Riachuelo. Foram primeiro avistados pela Canhoneira Mearim, que deu o alarme: Inimigo à vista. Barroso, a bordo da Fragata Amazonas , faz o primeiro sinal Preparar para o combate e depois Safa geral, Despertar os fogos das máquinas e a seguir: Suspender ou largar amarras por arinques e bóias, ou até por mão, como melhor convier.

  2. Roberta Wiley disse:

    No dia 11 de junho, aproximadamente às 9 horas, a força naval brasileira avistou os navios inimigos descendo o rio e se preparou para o combate. Mezza se atrasara e desistiu de iniciar a batalha com a abordagem. Às 9 horas e 25 minutos, dispararam-se os primeiros tiros de artilharia. A força paraguaia passou pela brasileira, ainda imobilizada, e foi se abrigar junto à foz do Riachuelo, onde ficou aguardando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *