Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h06 Marinha Nenhum comentário
Busto do Almirante Barroso será inaugurado na cidade de Riachuelo.

Busto do Almirante Barroso será inaugurado na cidade de Riachuelo.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A cidade de Riachuelo, localizada na região Agreste do Rio Grande do Norte, receberá neste sábado (6) uma Ação Cívico-Social – Aciso, com inauguração do Busto do Almirante Barroso, realizada pela Marinha do Brasil em comemoração aos 150 anos da batalha naval do Riachuelo, travada em 11 de junho de 1865 durante a Guerra do Paraguai. É que a cidade ganhou este nome em homenagem à batalha.

No início de manhã, ocorrerão atividades tipicamente militares, como Cerimonial à Bandeira e Desfile de militares e viaturas ao som da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais. Também ocorrerão atividades esportivas e sociais, como corte de cabelo, além da exposição de equipamentos de uso em missão dos Fuzileiros Navais, quadro de nós, materiais do serviço de sinalização náutica e de comunicações navais, uniformes e condecorações e meios operativos.
Os visitantes poderão assistir a palestras sobre formas de ingresso na Marinha; participar de oficina de nós e voltas, de comunicações navais (bandeiras e código morse); e as crianças terão à disposição o espaço kidscom desenhos para colorir.
Profissionais da saúde do Hospital Naval de Natal estarão presentes realizando atendimentos médicos e odontológicos básicos, além de aferição de pressão.

Porque a Marinha escolheu a cidade de Riachuelo?

Existem duas versões para a origem da cidade de Riachuelo, fruto do imaginário popular, que foram registradas na Lei Orgânica do Município. Uma delas afirma que o fundador da então fazenda Riachuelo participou como voluntário da Pátria na guerra do Paraguai e tornou-se um dos heróis na Batalha Naval de Riachuelo, em 11 de junho de 1875. Terminando o conflito sul-americano, a tropa vitoriosa voltou para o Brasil e, para homenagear a façanha, Manoel Severiano resolveu colocar na sua propriedade o nome Riachuelo.

Programação

Desfile militar
Horário: 9h
Local da Concentração do Desfile: Praça Cândido Batista (próximo à BR).

Percurso: da Praça Cândido Batista até a Praça José Quirino, onde será inaugurado o busto do Almirante Barroso.

Ação Cívico Social
Horário: das 9h às 16h
Local: Escola Manoel Gurgel do Amaral Valente

Cerimonial à Bandeira
Horário: das 9h
Local: Praça Fernando Basílio

Inauguração do Busto do Almirante Barroso e Premiação Do Concurso De Redação “ 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo e Riachuelo”
Horário: Após o Desfile Militar
Local: Praça José Quirino

Exposição de materiais navais e Atividades Esportivas
Horário: das 9h às 16h
Local: Quadra Poliesportiva da Escola Manoel Gurgel do Amaral Valente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *