Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 22h09 CulturaPlantão Nenhum comentário

A abertura do memorial será no próximo domingo, e a exposição segue até o dia 30 de setembro..

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Os potiguares e turistas poderão conhecer um pouco mais da história da cidadania do Rio Grande do Norte em uma exposição que reunirá documentos, raridades e muitas informações históricas sobre a evolução do voto, dentro da programação do Setembro Cidadão. O Memorial da História do RN será lançado neste domingo (16/09), a partir das 16h, no Natal Shopping, e permanecerá aberto ao público até o dia 30 de setembro. A exposição é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa, com o Instituto Ludovicus e com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

“Serão expostas peças que apresentam a história do RN nas eleições – urnas de votação ainda utilizadas no Império, entre outros objetos que representam importantes registros do voto, das eleições e vida política no nosso Estado. É uma exposição sobre a evolução do voto no RN”, explica o juiz Jarbas Bezerra, diretor do PROBEC e idealizador do Setembro Cidadão e do Memorial.

Entre os destaques da exposição, haverá um painel que apresenta a atuação política do escritor e folclorista Câmara Cascudo como deputado estadual, durante a Revolução de 1930. Estarão expostos também modelos de todos os tipos de urnas de votação já utilizadas no país, da urna de ferro do início do século até a atual urna eletrônica. O visitante encontrará também painéis ilustrativos referentes à evolução do voto, como a apresentação do primeiro Título de Eleitor do Rio Grande do Norte.

O Memorial da História do RN será instalado no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, no Espaço Dorian Gray, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h.

Setembro Cidadão

O Rio Grande do Norte, definido por lei complementar (494/2013) como o estado cidadão do Brasil, conta a partir deste sábado com 30 dias dedicados à promoção de uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.

Batizado como Setembro Cidadão, o mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã. Desde o início do mês, vem sendo realizada uma vasta programação, com o apoio de instituições e municípios, para levar a discussão da cidadania a crianças e adultos por todo o RN.

Confira abaixo os eventos ainda programados para o Setembro Cidadão:

PROGRAMAÇÃO – SETEMBRO CIDADÃO

13/09 – Quinta-feira

8h e 14h – Capacitação de 120 professores da Rede Municipal de ensino de Parnamirim, município parceiro do PROBEC.

O curso é feito em 8 horas/aula, ministradas pelo juiz Jarbas Bezerra, doutorando em Educação pela UFRN, e inclui temas como o histórico da Educação Cidadã e o projeto pedagógico para a utilização do material didático Cidadania AZ.

16/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.

16h às 22h – Abertura do Memorial da História do RN, que funcionará até 30 de setembro.

O memorial é uma iniciativa do PROBEC em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa. Serão expostas peças históricas que apresentam a história do RN nas eleições – urnas de votação (desde o império) e também peças do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN e do Instituto Ludovicus. Local: Natal Shopping, em Natal.

21/09 – Sexta-feira

19h – Abertura do I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania

Iniciativa do PROBEC que visa reunir autoridades da Segurança Pública para apresentarem à sociedade as principais ações que estão sendo realizadas na segurança do Estado.

Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN.

22/09 – Sábado

8h – I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania

Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN

23/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.

25/09 – Terça-feira

8hSessão solene  em comemoração aos três anos da Lei Municipal que criou o Setembro Cidadão em Parnamirim, na Câmara Municipal de Parnamirim.

18h – Lançamento do livro “Família e Política no RN: Alves, Maia e o suporte do Senado”, do cientista político Robson Carvalho. Local: Galeria de Artes do Fotógrafo Fernando Chriboga, no Midway Mall.

26/09 -Quarta-feira

8h às 17h – Encontro do Proler.

30/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *