Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 10h11 CidadePlantão Nenhum comentário

A data completa 10 anos de sua implementação alertando sobre o diagnóstico precoce.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Em 2018 mais de 12 mil crianças devem ser diagnosticadas com o câncer no Brasil, número que deve se repetir em 2019. Através do diagnóstico antecipado, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em torno de 80% dos pacientes acometidos pela doença poderão ser tratados adequadamente com a descoberta feita ainda no início. Apesar dos dados, segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar mediante a descoberta tardia.

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC juntamente com as mais de 50 instituições e casas de apoio filiadas espalhadas pelo Brasil promovem neste mês de novembro, várias ações relevantes de alerta e conscientização ao diagnóstico precoce em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI) – dia 23 de novembro.

Após 10 anos de sua concretização no calendário nacional por meio da Lei de Nº 11.650, de 4 de abril de 2008 – Projeto de Lei Nº 7.103 de 2006, o Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil continua a atuar, intensamente, na orientação e divulgação de informações em torno deste problema que atinge milhares de jovens anualmente.

 

Entre os principais objetivos da data estão: estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promover debates e eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com o câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença e apoiar as crianças, adolescentes e seus familiares.

 

O presidente da CONIACC, Rilder Campos, fala sobre a data. “O DNCCI já é celebrado há 10 anos pelas instituições no Brasil e chega para finalizar todo um processo de trabalho e dedicação que acontece ao longo do ano. Celebramos a data colocando em vista a divulgação dos sinais e sintomas da doença para que a sociedade desenvolva uma cultura de entendimento de que o câncer infantojuvenil existe e que pode ser curado se o diagnóstico for realizado precocemente. Todas as instituições e casas de apoio estarão mobilizadas em divulgar e promover mais um grande Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil”, explica Rilder Campos.

 

Ainda de acordo com o INCA, da mesma forma que acontece em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer está como primeira na lista das causas de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

 

Confira os sinais e sintomas: palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *