Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h11 Geral [ 15 ] Comentários

Foto: Divulgação - CD "Multishow ao Vivo"

Foto: Divulgação, Vanessa da Mata retrata este tema em sua canção: "Fugiu com a Novela"

Novela é coisa de homem!

Por Elias Medeiros

Muitos já admitem, que assistir novelas é coisa de homem. O que eles não conseguem e desvincular as gozações de outros homens quando descobrem o gosto pelas novelas.

O hábito começou quando a TV ainda era preto e branco. Elas estão nos assuntos cotidianos dentro de casa e quando eles ou elas não conseguem assistir, ler o resumo semanal publicado nos principais jornais ou na internet.

Baseado neste cotidiano e a cada adesão masculina, as telenovelas, perde-se o sentido de dizer que novela é algo exclusivo da mulher.

Dias desse à bordo de um ônibus, mais precisamente da linha 378 – Marechal Hermes, que é literalmente uma sardinha, me deparei com a senhora, Maria do Carmo, que relatou ter perdido o companheiro para novela das oito.

Logo pensei, que bacana, foi um rompimento em horário nobre! Quis saber um pouco mais: Segundo Do Carmo, o companheiro, sempre foi inveterado por novelas, em sua casa o horário nobre sempre foi sagrado, silêncio total, conversa e beijinhos apenas nos intervalos. Fato inusitado é que o companheiro abdicou de assistir futebol tão comum aos homens, para assistir as novelas.

Admitimos que a realidade dura do dia-a-dia acaba levando o cidadão para frente da tv, e que as novelas tratam de assuntos sérios do nosso cotidiano, mais também tem humor e  entretenimento. E no balanço do ônibus descobri que Do Carmo, havia perdido o companheiro no sentido literal e não que ele tenha saído de casa.

A cantora Vanessa da Mata, que é voz certa das trilhas sonoras das novelas globais, em seu álbum “Multishow ao Vivo”, entra neste universo através de uma canção, cujo título é, “Fugiu com a novela”, que retrata a situação de um homem que perdeu o amor para novela das oito, a letra diz assim: “Eu perdi o meu amor para uma novela das oito, Desde essa desilusão eu me desiludi…, E aquela atenção que antes eu ganhava, Se repartiu ao meio…, Quando fomos morar juntos ela me adorava Cozinhava, passava, me alisava, Eu contava piada ela gargalhava…, A vida era boa ela não reclamava, Agora vive longe, não sei mais nada, Fugiu da nossa casa com a televisão….

A televisão brasileira está em constante competição. A Globo ainda é a campeã de audiência, mas o SBT e a Record investem pesado em teledramaturgia e já possuem números expressivos nas pesquisas de audiência.

Com a guerra de audiência, o público que é apaixonado pelas novelas só tem a ganhar com produções cada vez melhores e criativas. É importante destacar que as novelas desempenham um importante papel social ao transmitirem questões sérias como preconceito, drogas, enfim questões que invadem diariamente a casa de milhões de brasileiros e estes assuntos são de interesse tanto do homem como da mulher.

Será que por este motivo, assistir e se emocionar com as tramas  na TV,  é exclusividade das mulheres?

Der sua opinião, deixe um comentário

15 respostas para “Novela é coisa de homem!”

  1. Joice de Oliveira Rosa disse:

    Novela?? É a paixão nacional, para o público feminino e INCLUSIVE, o masculino.Eles só não conseguem admitir isso..kkkk!!!

  2. Renata Neris disse:

    Olá, meu nobre. Novela é coisa de família. É o momento para esquecer dos problemas do dia-a-dia e amenizá-los com a ficção. Já curti algumas novelas globais, mas hoje assisto apenas as da Record. Grande beijo, Neris

  3. Carla Marins disse:

    Prezado Elias,

    Como te falei anteriormente, sou sua fã, cara sei que a matéria completa sobre este assunto está saindo este mê no Jornal da PUCRIO, é claro que os Post tem que ser algo pequeno e que cause o impacto necessário, e você conseguiu. Não é a toa que você já conseguiu 670 acessos ao seu blog em vinte dias.
    Na minha visão, novela é algo bastante familiar, e partindo do princípio que não temos muita opção na programação do canal aberto, só nós resta as novelas.
    Será sempre prazeroso comentar no seu Blog.
    Abraços e sucesso que você merece.

    • Carla Marins,

      Obrigado, gratidão pelas palavras.

      Sei o quanto é difícil escrever para informar o leitor, que sempre aguarda bons textos. Em breve realizarei meu sonho de atuar exclusivamente numa área tão competitiva, como é o jornalismo. Pelo menos a disciplina, força e coragem carrego comigo em 10 anos de estudos e muita luta.

  4. LUZIMAR disse:

    VALEUUUUUUUUUU ELIAS, PARABÉNS, ÓTIMAS MATÉRIAS
    SUCESSO, VC MEREÇE, QUE A UNÇÃO DE DEUS ESTEJA SOBRE VC,
    ABRAÇOS EM CRISTO.

  5. Eu estou fora destas estatísticas hein!!
    rsss

    Pra mim as novelas foram criadas pelo diabo para atrapalhar a convivência familiar
    rsss

    Abração Elias. Parabéns pelo blog…

  6. Marcelo Ferreira disse:

    Elias meu amigo,
    não só a novela como também o teatro nos rouba, como nos dá emoção. Ternura, saudosismo, medo e etc… a dramaturgia é um misto de dor e prazer que mexe com nosso cognitivo. As vezes, gostariamos de sermos determinados personagens, ou mesmos ter um romance com outras. Certo é que a dramaturgia nos fascina a muito tempo.
    Parabéns meu amigo. Muito bom esse workshop.
    Abraços, Marcelo Ferreira.

  7. DE LIMA disse:

    EU EM PARTICULAR NÃO GOSTO DE NOVELA, MAIS NÃO TEM NADA CONTRA DE QUEM GOSTA. GOSTO É GOSTO CADA UMA NA SUA.
    DE LIMA

  8. Eduardo Alexandre disse:

    Novela nada mais é do que uma expressão de assuntos do nosso tempo, sejam estes construtivos ou moralmente despresíveis, sejam interessantes ou completamente repetitivos, sejam inocentes ou cheios de malícia, sejam assuntos de homem ou de mulher. Na maioria das vezes, a novela constrói e imputa opiniões e comportamentos, não se limitando a expô-los somente. Entender a contribuição dessa arte para a sociedade “é coisa DO homem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *