Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 21h01 DestaquePolítica Nenhum comentário

Paulinho Freire é empossado presidente da Câmara Municipal de Natal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Nesta terça-feira (1º) tomou posse a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal para o biênio 2019-2020,tendo como presidente o vereador Paulinho Freire (PSDB), que sucede o vereador Raniere Barbosa (AVANTE). O ato cartorial foi realizado na sala da presidência da Casa Legislativa na presença de vereadores, servidores e convidados representantes de instituições e Poderes, como o prefeito de Natal Álvaro Dias (MDB).
Paulinho Freire foi eleito para comandar o Poder Legislativo Municipal em eleição ocorrida em junho de 2017 e disse reassumir a missão com o mesmo espírito e emoção de quando ocupou esse mesmo cargo entre os anos de 1997 e 2002. Para o novo mandato à frente da Câmara, ele pretende transformar o Legislativo num fórum de debates.
“Chegou a hora da Câmara ampliar sua parcela de contribuição à sociedade, trazendo grandes debates e aprovando leis que venham a melhorar a vida da população, discutindo assuntos que se transformem em ações. Queremos flexibilizar o acesso das pessoas para que visitem mais, debatam conosco e tragam suas ideias criando esse fórum de discussões”, declarou. O novo presidente se disse emocionado com a responsabilidade que se repete pela terceira vez na sua vida pública. “Mesmo com toda a experiência na vida pública, eu tenho a Câmara Municipal como uma referência muito grande na minha vida e assumo sentindo a mesma emoção da primeira vez que fui empossado presidente desta Casa”.
Paulinho sucede Raniere Barbosa, que avaliou como positiva sua gestão nos dois últimos anos. “Conseguimos fazer uma Câmara mais forte e próxima do cidadão. Criamos o Câmara Itinerante, Câmara Cidadã, Procon Legislativo, promovemos diversas ações e parcerias com a Escola do Legislativo, reforma administrativa, a Rádio Câmara que vai entrar no ar, entre outras iniciativas fazendo da Câmara instrumento de debate democrático, servindo melhor à sociedade”, declarou Raniere.
O prefeito Álvaro Dias compareceu à posse para cumprimentar a nova Mesa Diretora e disse que a relação institucional será a mais saudável possível. “Já temos um diálogo aberto com a Câmara pelo bem-estar da cidade. Viemos para cumprimentar e demonstrar nosso interesse de que essa relação continue e se fortaleça”, disse o prefeito.
Nova Mesa Diretora
A nova Mesa Diretora é composta ainda pela vereadora Nina Souza (PDT), como primeira vice-presidente; Eriko Jácome (PODEMOS), segundo vice-presidente; e Fernando Lucena (PT), terceiro vice-presidente. O vereador Felipe Alves (MDB) assume a função de primeiro secretário e Dickson Júnior (PSDB) é o segundo secretário. Os vereadores do PDT, Júlia Arruda e Chagas Catarino, completam a composição da Mesa, ocupando a terceira e quarta secretaria, respectivamente.
O termo de posse foi lido pelo vereador Felipe Alves que assume pela primeira vez um cargo na Mesa Diretora. “É um novo desafio onde vamos unir esforços para que essa gestão seja transparente e austera”, disse. A primeira vice-presidente diz que a escolha da nova Mesa Diretora foi feita com base no diálogo. “Construímos essa mesa no diálogo e já tínhamos uma interlocução muito forte nos debates. Sabemos a responsabilidade que é fazer parte da Mesa, o momento politico e econômico do estado e pretendemos fazer uma  boa gestão para resgatar a imagem institucional da Câmara”, reforçou Nina Souza.
Perfil do novo presidente
Paulo Eduardo da Costa Freire é natural de Natal e assume aos 54 anos a Presidência da Casa para o biênio 2018/2019. Filho de Zilson Eduardo Freire e Evani da costa freire, é pai de Marina freire e Fernando Freire e casado com Letícia Freire. A atuação na vida política começou ainda quando era estudante no Colégio Marista. O primeiro mandato como vereador foi em 1992 pelo PMDB, no qual permaneceu por 10 anos, dos quais seis o vereador ocupou a cadeira de presidente da Câmara. Em 2002 o parlamentar foi para o PSB e se elegeu para o mandato de deputado estadual. Em 2008 foi vice-prefeito de Natal. Voltou à Câmara em 2012 e renovou o mandato para atual legislatura pelo partido Solidariedade com  2.884 votos, integrando em 2018 o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *